Almoxarifado da Educação de Maceió: um retrato do desperdício de recursos

19/02/2021 14:02 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Completo descaso com o dinheiro público. É assim que se pode resumir o que foi revelado pelo vereador Leonardo Dias (PSD), ao fazer uma fiscalização nos prédios que servem de almoxarifado da Educação em Maceió.

É triste de constatar o que muitas vezes até imaginamos: o completo desperdício de recursos por incompetência, irresponsabilidade e/ou completa falta de logística do poder público que acaba por perder materiais que poderiam ser muito bem utilizados em benefício da comunidade. Além de triste, é revoltante.

Na manhã de hoje, Leonardo Dias fez uma visita de fiscalização a prédios – incluindo uma escola municipal – ligados à Secretaria Municipal de Educação de Maceió. Lá, encontrou equipamentos eletrônicos com garantia vencida, materiais desperdiçados, incluindo os escolares, e até diversos fardamentos, que deveriam ser entregues aos alunos, armazenados em sacos de lixo e até com fezes de animais. Dentro de um dos prédios, havia até a presença de morcegos.

É ainda mais grave quando não se trata de um caso isolado, uma vez que situação semelhante foi constatada no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde, na semana passada. Por lá, tablets, computadores, condicionadores de ar e outros equipamentos estavam expostos a intempéries e se perdendo diante da ausência de utilização. Enquanto isso, paralelamente, unidades básicas de Saúde não possuem climatização e oferecem serviços precários aos usuários.

É de se indagar: o que mais pode ser encontrado pelo vereador nessas fiscalizações que são essenciais? Que os demais edis também se empenhem em tarefas assim que, apesar de simples, possuem uma função primordial: pressionar o poder público pelas soluções adequadas, além de alertar outros órgãos igualmente fiscalizadores – como é o caso do Ministério Público Estadual – que pode atuar com outras competências.

Para ser justo, há outros edis se empenhando em uma maior proximidade com o eleitor que busca representar. É o caso, por exemplo, do Pastor Oliveira (Republicanos), o que pode ser constatado pelos leitores ao visitar as redes sociais desse edil. Além dele, Teca Nelma (PSDB) também tem buscado construir essas pontes. E aqui reconheço isso mesmo discordando de todas as pautas ditas “progressistas” da vereadora.

Voltando ao caso em tela: Leonardo Dias ainda pretende oficiar ao Executivo municipal, agora sob responsabilidade do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PSB), sugestões para os materiais que ainda podem ser utilizados, assim como paralelamente tem encaminhado relatórios ao Ministério Público.

A ação do vereador tem causado revoltas justas nas redes sociais. Afinal, não existe “dinheiro público”, o que há é o nosso dinheiro – oriundo dos impostos – sendo desperdiçado da forma mais repulsiva, revelando o completo descaso de alguns gestores para com a população.

É válido ressaltar, evidentemente, que o mostrado por Dias não pode ser atribuído ao atual prefeito. Afinal, JHC iniciou sua gestão agora e a situação nesses locais já e encontrava. É provável que o prefeito sequer possuísse o conhecimento pleno.

Porém, agora que sabe – pois é impossível não ter visto as imagens – JHC precisa agir para resolver o problema no sentido de dar melhor eficiência e eficácia à gestão, para garantir que aquilo que seja adquirido pela Prefeitura de Maceió, mas com o nosso dinheiro, tenha a finalidade adequada.

Olhando para as imagens divulgadas por Leonardo Dias, indagamos – inicialmente – se tudo isso é fruto de compras mal dimensionadas ou incompetência logística, já que o que mofa nos almoxarifados muitas vezes falta nos locais prestadores de serviços.

Friso uma fala do vereador aqui nesse texto: "Encontramos materiais em perfeito estado, mas que estão misturados com objetos com defeito. A organização do almoxarifado é péssima e muitos materiais sequem têm datas de compras. Encontrei ainda massa de modelar vencida. Muitas crianças poderiam estar utilizando, brincando durante esse período longo sem aulas, mas as massas estão aqui apodrecendo e perdendo a validade".

Em outra fala, ele ressalta: "Encontrei diversos materiais didáticos ainda lacrados, mochilas escolares guardadas desde 2019. Vi também fogões sem utilização desde 2018, além de fardamentos escolares armazenados em sacos de lixo em meio a fezes de pombos e ratos. É uma tristeza pode constatar tudo isso".

Não é segredo para o leitor que me acompanha que apoiei a candidatura de Leonardo Dias na campanha eleitoral passada. Afinal, comungamos de valores semelhantes na defesa do conservadorismo filosófico. Por honestidade intelectual, sempre deixei claro ao leitor minhas posições políticas.

Além disso, Dias é um amigo desde muito antes de pensar em qualquer candidatura e, atualmente, trabalhamos juntos. Mas isso não me furtará de fazer críticas quando achar que devo,como já as fiz em relação ao vereador do PSD, quando discordamos de alguns pontos. Foi assim com outros amigos que entraram para a política e alguns desistiram de ser meus amigos. Paciência…

Porém, não destaco aqui a ação do vereador em função disso, mas sim pela relevância que acredito ter essas fiscalizações que são parte essencial da atividade legislativa. Ao apontar o problema e – por meio das suas prerrogativas – apontar sugestões para a resolução desses, o edil auxilia o Executivo a resolver questões crônicas. E não tenho dúvidas de que esse é um dos gargalos crônicos da administração pública.

Dias ainda acerta ao mostrar o problema sem apontar a culpa para o atual Executivo, mas cobrando apuração de responsabilidades. Seria fácil para um vereador de oposição emparedar o prefeito com essas imagens que estão circulando nas redes sociais, mas – mesmo tendo posicionamento divergentes ao de JHC – ele apenas relata uma realidade, sem superdimensionar ou subdimensionar nada.

Que o Executivo de JHC possa melhorar a gestão desses almoxarifados.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..