Atualizada às 10h30
Faleceu nesta quinta-feira (11), no município de Murici, a mãe do senador Renan Calheiros e avó do governador Renan Filho, Ivanilda Vasconcelos Calheiros.
A informação foi confirmada pela família e Dona Ivanilda faleceu durante a madrugada, aos 87 anos, de uma infecção abdominal aguda. Era viúva do ex-prefeito de Murici, Olavo Novaes Calheiros, o “Major Olavo” e deixa oito filhos: Renan, Remi, Olavo, Robson, Renildo, Rosa, Rosângela e Rachel.
Nas redes sociais, o ex-vereador Anízio Amorim informou que o falecimento. "Informo o falecimento da minha madrinha querida, uma mãe guerreira, uma mulher guerreira que me acolheu sempre como um filho".
O velório e sepultamento ocorrem no município de Murici.
Através das redes sociais, o senador Renan Calheiros comentou sobre o falecimento de sua mãe e destacou algumas das suas qualidades. “Dona Ivanilda nos deixou nesta madrugada. Minha mãe foi uma mulher forte, companheira, sempre de portas abertas, de coração pronto para apoiar, confortar e ajudar. Ela tinha a capacidade de despertar nas pessoas os melhores sentimentos, fossem eles a gratidão, a sensação de amparo ou o amor expressado no seu sorriso. Siga em paz, mãe. Te amaremos e sentiremos saudades eternas.”, diz o post.
O governador Renan Filho também comentou nas redes sociais sobre a partida de sua avó. Ainda no post, Renan revelou alguns momentos familiares, como era a convivência e o carinho que ele tinha por ela.
“Em 2004, voltei a Murici, fui candidato a prefeito da cidade, morávamos juntos. Eu bem jovem, 24 anos. Ela sempre ativa, acordava, fazia café para todos que estivessem na casa, da família ou não, depois organizava o almoço, cuidava dos animais, recebia pessoas, conversava baixinho, caminhava devagar, resolvia muitos problemas sem transferí-los. Chegava à noite e ela seguia no batente, era uma das últimas a deitar e sempre verificava se os outros já estavam organizados. Eu aprendi muito com aquele jeitinho generoso, carinhoso e preocupado com o próximo”, contou o governador.