“A sociedade tem expectativa, nos cobra e temos o dever de apresentar resultados” diz Secretário de Governo de Maceió

06/02/2021 08:00 - Especiais
Por Redação
Image

Como secretário Municipal de Governo, Francisco Sales assumiu o papel de garantir a articulação dentro da gestão de JHC, de forma direta com as entidades da sociedade civil, empresários e políticos, visando garantir o desenvolvimento de ações para cidade. 

Em entrevista ao CadaMinuto, o secretário destacou que o município vem desenvolvendo um trabalho integrado com todas as secretarias em busca de resultados de curto, médio e longo prazo, além de focar em ouvir as necessidades das pessoas e entender as dificuldades que são enfrentadas diariamente. 

Como tem encarado a expectativa das pessoas com o andamento da nova gestão em Maceió? 

Para quem estava nas ruas todos os dias ouvindo as pessoas, era visível perceber que elas não estavam contentes com o rumo que a cidade estava tendo, principalmente em decisões importantes que alteravam suas vidas, sem se quer elas serem ouvidas. Com essa nova gestão, a sociedade tem expectativa, nos cobra e nós temos o dever de apresentar resultados. A escolha do município de Maceió, e também a missão dada pelo prefeito JHC, é defender as pessoas e acredito que nós estamos do lado certo, pois são elas que fazem a nossa cidade também se desenvolver. Nós temos grandes problemas que se arrastam há anos, mas vamos buscar, dentro do nosso possível, solucionar e amenizar essa realidade para os maceioenses. 

Falando em problemas, a cidade inteira vem acompanhando o sofrimento dos moradores afetados pelo afundamento do solo, no qual o senhor acompanha desde o início. Como será o comportamento da Prefeitura de Maceió diante dessa situação? 

Nós já adotamos algumas medidas de forma mais efetiva em cobrar da empresa o andamento de  ações que foram firmadas no acordo, principalmente sobre os pagamentos das indenizações. Quando estava Câmara de Vereadores sempre cobrei que as pessoas recebessem suas indenizações o quanto antes. É injusto as pessoas abandonarem suas casas sem saber quando serão ressarcidas. Além dessas cobranças, a prefeitura de Maceió vai fiscalizar a Braskem e suas atividades em nossa cidade. Sabemos que maior responsabilidade dessa fiscalização é do Estado, mas não podemos ficar de braços cruzados esperando as coisas acontecerem. O que estamos fazendo agora é o que o município não fez há 40 anos, quando a empresa se instalou e não teve a necessária fiscalização, que poderia ter evitado toda essa tragédia que os moradores vivem hoje. 

Esse resultado que o senhor cita para ser entregue à sociedade parte de algum planejamento ou ação específica? 

Quando assumir a Secretaria de Governo muitos me perguntaram qual seria ao meu trabalho e sempre respondi que era fazer as coisas andarem. Eu gosto demais de trabalhar com planejamento e cobrar as metas que estão nele. Hoje nós estamos desenvolvendo um trabalho muito bem integrado com todas as secretarias municipais buscando resultados em curto, médio e longo prazo. Podemos dizer que teremos ações conjuntas, como a construção das vias alternativas na cidade, e também ações específicas desenvolvidas por cada pasta, mas em sua totalidade todas essas ações têm um único público alvo, que são os maceioenses. Antes de tomar qualquer decisão estamos reunindo os secretários, analisando qual o melhor caminho e assim vamos dando corpo a administração. 

O senhor integra a comissão que vem realizando os estudos no transporte público em Maceió, que teve como uma das primeiras medidas apresentar um novo preço da passagem de ônibus. Podemos dizer que os maceioenses irão viver um novo momento no setor do transporte público? 

No meu primeiro mandato como vereador cobrei muito da antiga gestão a melhoria do transporte público, principalmente com relação às condições dos ônibus e a superlotação, que as pessoas enfrentam todos os dias para conseguir chegar aos seus locais de trabalho. Agora, estou tendo a oportunidade de participar e interferir de perto dessa mudança, que começamos com a diminuição da passagem e vamos passar por todos os pontos para melhorar esse serviço, que as pessoas pagam para usar. O valor da passagem em Maceió comprometia uma parte da renda dos trabalhadores, por ter um valor alto e sem oferecer nenhum conforto. Agora temos um preço menor. Já conseguimos ampliar o número de linhas, vamos pressionar para diminuir o tempo de espera das pessoas nos pontos de ônibus e continuar discutindo cada ponto existente nos contratos com as empresas.

Sua marca maior de mandato como vereador foi sempre estar perto das pessoas nas ruas. Podemos esperar essa mesma postura dentro da administração municipal?

Não podemos desenvolver nenhuma ação sem ouvir as pessoas. Fiz isso quando estava na Câmara de Vereadores e conseguir construir um mandato muito participativo, atendendo às principais necessidades. Vou continuar com essa mesma atitude, por entende que não posso me afastar das pessoas e querer fazer uma administração de dentro de gabinete. Não gosto de ficar preso dentro de gabinete, mesmo reconhecendo que a minha nova função requerer um maior tempo dentro dele. Estarei nas ruas e nas grotas ouvindo as pessoas, até que para saber se estamos acertando com nossas ações. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..