CBTU cobra da Braskem solução definitiva para trecho da ferrovia interditado após afundamento do solo na região do Pinheiro

05/02/2021 20:52 - Maceió
Por Redação*
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Em reunião com representantes da Braskem, a CBTU cobrou soluções definitivas para o novo traçado para a malha viária da ferrovia, que foi interrompido pelo afundamento do solo na região do Pinheiro e que atingiu também os bairros do Mutange, Bebedouro e Bom Parto, após a exploração de minérios pela empresa.

O encontro ocorreu nesta sexta-feira (5) na superintendência de Maceió, com a participação do Presidente da CBTU, José Marques, e do responsável pela Realocação de Grandes Equipamentos da Braskem, Rafael Garcia e com representantes da engenharia, relações institucionais e jurídico da empresa mineradora, bem como o corpo técnico da CBTU.

O diretor presidente da CBTU cobrou posicionamento da Braskem diante dos prejuízos causados aos milhares de usuários do transporte ferroviário de Maceió, que desde a interrupção do trecho da ferrovia em Bebedouro e Bom Parto, em abril de 2020, passaram a ter como opção a baldeação feita por ônibus aumentando o trajeto em mais de 50 minutos. 

“Nosso ambiente de negócios é o transporte de pessoas para viabilizar a mobilidade urbana na Grande Maceió. Com o afundamento dos bairros, nosso negócio é o serviço prestado estão totalmente comprometidos”, disse José Marques.

O diretor da CBTU também solicitou da mineradora uma solução para o transporte sobre trilhos que liga o município de Rio Largo e região ao centro de Maceió, transportando trabalhadores e moradores de forma segura e barata. 

Antes do afundamento, 11 mil pessoas eram transportadas todos os dias.

Para José Marques, é necessário e urgente mudar essa postura de sanar os problemas pontuais de operação para buscar soluções mais definitivas para o transporte ferroviário em Maceió, o qual recebeu investimentos de recursos públicos federais nos últimos anos. Essa solução deve ser promovida pela Braskem, empresa que causou o problema naquela região.

Segundo Carlos Jorge, superintendente da CBTU Maceió, o dano causado ao transporte ferroviário é extensivo a todo o trânsito de Maceió. “O VLT é fundamental para a mobilidade urbana de Maceió e deve ser tratado como prioridade nas soluções para a cidade”, disse.

 

*Com Assessoria

 

 

 

 

 

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