(Atualizada às 15h14)
Durante uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (05), a Prefeitura de Maceió comentou sobre a retomada do trabalho da Braskem e garantiu que a empresa não vai voltar a explorar sal-gema em Maceió. Além disso, a empresa foi notificada após ser constatada ausência de alvará de funcionamento.
Ainda durante essa semana, a empresa anunciou que está importando sal do Chile para manter sua fábrica ativa em Maceió. De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente, Ismar Macário, a Prefeitura não vai permitir que a Braskem explore sal-gema na cidade.
“Houve uma alteração na linha de produção e com isso, houve um interesse do município e órgãos fiscalizadores para saber se há regularidade desse novo mecanismo de fabricação do produto final com as licenças até então que tinham sido deferidas”, disse.
Segundo o secretário, por parte da Segurança e Convívio Social foi identificado a partir de uma fiscalização que não havia o alvará de funcionamento em validade por parte da Braskem. “Ou seja: eles estão em processo de renovação”. De acordo com Thiago, a empresa foi notificada para regularizar a situação no prazo de cinco dias.
O ponto de preocupação para a Prefeitura é sobre o controle de tráfego da região. “Houve uma alteração substancial tendo em vista que aquele sal que era de uns dos bairros da nossa cidade, agora passa a vir através do nosso Porto e do Porto vai para a Braskem. Então antes uma via que não se passava carretas, agora vai ter por dia são 80 viagens com toneladas de sal. Nós vamos verificar o impacto que pode acarretar para o município", finalizou Thiago Prado.
Nota da Braskem
Em nota encaminhada ao CadaMinuto nesta tarde, a Braskem informou que protocolou na Prefeitura Municipal de Maceió todos os documentos necessários para a renovação do Alvará de Localização e Funcionamento em 20 de março de 2020.
"A empresa recebeu a equipe de fiscalização da Prefeitura na manhã desta sexta-feira, 5/2, e apresentou toda a documentação solicitada, demonstrando o cumprimento de todos os requisitos legais relacionados às suas atividades.
A Braskem também demonstrou que fez as adequações necessárias para retomar a operação com sal importado, de forma planejada e segura, reiterando o compromisso com as melhores práticas da indústria e contribuindo com o desenvolvimento do Estado de Alagoas.", conclui o documento.
*Estagiária sob a supervisão