Arthur Lira anula eleição da Mesa da Câmara dos Deputados e provoca racha no bloco adversário

02/02/2021 07:55 - Blog do Paulo Marcelo
Por redação
Image

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) anulou a votação para os demais cargos da Mesa Diretora, na noite desta segunda-feira (1º), e determinou a realização de uma nova eleição para a escolha de seus integrantes. Além disso, o parlamentar cancelou a formação do bloco que apoiou seu principal adversário, deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

Além do presidente, a Mesa Diretora é composta por mais dez cargos: dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes. A divisão das cadeiras é feita de acordo com o tamanho dos partidos ou blocos.

De acordo com o presidente da Câmara, os líderes partidários devem se reunir por volta das 11h desta terça (2) para a escolha dos cargos, a partir da nova divisão. As candidaturas devem ser registradas até às 13h e a eleição foi convocada para às 16h de hoje.

Arthur Lira esclarece que o bloco de Baleia Rossi foi formalizado após o prazo estipulado e que, por isso, não deveria ser considerado. O primeiro gesto do presidente eleito vai deixar de fora da Mesa partidos como a Rede, que poderia ficar com a Quarta Secretaria, e o PT, que teria um de seus representantes na Primeira Secretaria da Câmara dos Deputados.  

“Considerando que neste momento apenas o cargo de presidente foi apurado, cargo excluído da proporcionalidade partidária, permitindo a candidatura de qualquer deputado e que nenhuma candidatura apresentada a este cargo foi indeferida. Considerando que ainda não é conhecida a vontade deste soberano plenário, quanto à parte equivocada, relativas aos demais cargos decide tornar sem efeito a decisão que deferiu o registro do bloco”, disse Lira. 

O bloco que apoio o adversário de Arthur Lira era composto por 10 partidos (PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede).

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..