Antonio Ferreira- Um paraibano que virou político em Alagoas.

01/02/2021 12:07 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

A trajetória política de Antonio Ferreira de Andrade iniciou-se em 1970, quando foi eleito pelo MDB deputado estadual com 8.013 votos, ficando em 2° lugar dentre as quinze vagas em disputa. Nessa legislatura foi vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Nas eleições de 1974, Antonio Ferreira foi eleito pela ARENA deputado federal com 21.496 votos, ficando em 6° lugar dentre as seis vagas em disputa.

Antonio Ferreira, na eleição de 1978 foi reeleito pela ARENA deputado federal com 18.983 votos, ficando em 4° lugar dentre as sete vagas em disputa. Com fim do bipartidarismo em novembro de 1979 e consequentemente a reorganização partidária, filiou-se ao PDS.

Nas eleições de 1982, Antonio Ferreira foi candidato pela terceira vez para deputado federal pelo PDS, obtendo 27.128 votos, porém, não logrou êxito naquele pleito. Deixou a Câmara Federal em janeiro de 1983.

Antonio Ferreira, na eleição de 1986 foi eleito deputado constituinte pelo PFL com 21.080 votos, ficando em 7° lugar dentre as nove vagas em disputa. Na Assembleia Nacional Constituinte, pronunciou-se contra a criminalização do aborto, a jornada semanal de 40 horas, o turno ininterrupto de seis horas, a estatização do sistema financeiro e a desapropriação da propriedade produtiva. Manifestou-se favorável à proteção ao emprego contra as demissões sem justa causa, ao aviso prévio proporcional, ao voto aos 16 anos, ao presidencialismo, ao mandato de cinco anos para o presidente José Sarney e à anistia aos micros e pequenos empresários. Em janeiro de 1991, concluiu o mandato sem ter tentado reeleger-se.

Nas eleições de 1994, Antonio Ferreira foi candidato pela quarta vez para deputado federal pelo PFL obtendo 9.134 votos, não logrando êxito. Ainda assumiu o mandato em janeiro de 1999, no último mês da legislatura. 

Após o término do seu quarto mandato de deputado federal, Antonio Ferreira não voltou a concorrer a cargos eletivos, o que significou a sua aposentadoria da vida pública.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..