Tarifa de ônibus em Maceió: O Ministério Público tem razão!

28/01/2021 13:53 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

As discussões quando tomadas pelas paixões políticas, ideologizações acima da busca pela verdade ou populismos de todas as espécies se tornam não apenas pobres, mas recheadas de slogans e clichês, que tentam confundir a opinião pública em vez de enfrentar o que é fundamental na questão ou polêmica levantada.

Por essa razão, tenho acompanhado o debate em relação à redução da tarifa de ônibus em Maceió com bastante atenção. Ou seja: para fugir dessas paixões e realmente compreender as consequências da decisão de reduzir a tarifa por decreto, como fez o chefe do Executivo municipal.

Evidentemente, que baixar o valor da passagem é um benefício para os usuários do sistema, ainda mais o trabalhador que depende do transporte público. Ao final do mês, é uma quantia significativa dentro da economia doméstica. Não há como ser contrário a essa medida.

Diferente do que chegaram a dizer alguns dos defensores ferrenhos do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PSB), nas redes sociais, o Ministério Público Estadual (e nem eu) ao cobrar maiores informações sobre o estudo que permitiu o recálculo da tarifa, não é contrário a baixar o valor. Muito menos se encontra do lado das “elites” e todo o festival de clichês que sai da mentalidade dicotômica.

Não! O Ministério Público – queiram ou não os defensores do prefeito nas redes sociais – está cumprindo o seu papel, no sentido de buscar preservar o equilíbrio do sistema e assim ter ciência de toda a realidade, para que não ocorra um colapso no transporte público de Maceió, nem nas finanças da capital alagoana. É um dos pontos básicos da economia: não existe almoço grátis.

A recente entrevista da promotora Fernanda Moreira, na TV Gazeta, é um exemplo de clareza e objetividade que desafia as lacradas dos ambientes virtuais. Moreira explica, por A mais B, que o órgão ministerial não está fazendo juízo de valor em relação ao decreto do senhor prefeito João Henrique Caldas, pois havendo espaço – dentro do cálculo da comissão criada por JHC – é para baixar a passagem mesmo. Moreira apenas coloca que o MP vem acompanhando o caso há algum tempo, e diante das tabelas de custos apresentadas, a tarifa já se encontrava em seu limite, inclusive com os subsídios.

Ora, se a Prefeitura de Maceió está em uma situação de dificuldade, como diz o próprio prefeito ao anunciar os rombos da gestão passada, é preciso ainda maior vigilância nesse caso, pois havendo um aporte maior do município dentro do sistema de transporte público, é de se indagar como isso será feito. O Ministério Público, no final das contas, apenas indaga algo muito simples: como JHC conseguiu baixar o valor sem comprometer as finanças e sem colocar em risco o equilíbrio do sistema de transporte público.

Se o prefeito, ao mostrar o estudo técnico e os cálculos, comprovar que conseguiu chegar ao resultado positivo sem comprometer os elementos já citados, eis que ele merece reconhecimento. Portanto, não há nenhuma polêmica a ser levantada contra o MPE, uma vez que – segundo o próprio JHC – há um estudo que lhe permitiu o decreto.

O Ministério Público tem total razão ao cobrar, pois é o seu papel. Estranho seria ele silenciar por medo de ser interpretado assim ou assado pela opinião pública, diante de um jogo dicotômico em que alguns tentam passar a imagem de que o órgão é contrário a medida.

É de se parabenizar a coragem da promotora Fernanda Moreira e, ainda mais, a forma didática que expôs o assunto na entrevista concedida, explicando – sem qualquer juízo de valor – que o objetivo inicial é a compreensão do processo, em virtude do órgão municipal ter participado de todas as discussões anteriores relacionadas com o tema.

Os mais “apaixonados” pelo prefeito apenas fingem não ver isso, achando que só eles estão do lado do “bem” porque estão baixando o valor da tarifa, como se questionar o procedimento adotado fosse postura contrária a defender um preço menor e um serviço de maior qualidade.

Há muito que o sistema de transporte público em Maceió é caro e não oferta a qualidade que o usuário necessita. Isso é um fato. Há muito que o poder público – de forma geral – fecha os olhos para essa questão, sem buscar soluções inteligentes, viáveis, que podem ser encontradas até mesmo pelos meios tecnológicos, que sempre barateiam custos e melhoram serviços. Há muito que o maceioense precisa de outras modalidades de transporte de massa.

Se a medida do decreto for o ponto inicial para ações mais profundas (a serem adotadas com transparência) para a melhoria do serviço e da sustentabilidade desse, acertará em cheio João Henrique Caldas, ao iniciar um processo para resolver problemas crônicos. Será um enorme benefício para a capital alagoana. Que assim seja.

Mas se for só uma posição para cumprir (pela metade, diga-se de passagem) uma promessa de campanha a qualquer custo, errará feio João Henrique Caldas. E vale ressaltar, quando deputado estadual e federal, JHC se destacou – e fez um belo trabalho nesse sentido – pela busca de transparência, para que o cidadão comum tivesse acesso aos detalhes das ações tomadas pelos detentores do poder. Foi assim na Assembleia Legislativa, foi assim enquanto crítico do ex-prefeito Rui Palmeira (sem partido) e do atual governador Renan Filho (MDB).

Então, o prefeito tem condições plenas de compreender que o pedido feito pelo Ministério Público nada mais é do que aquilo que está na essência da missão que JHC, enquanto parlamentar, tão bem cumpria. E se o prefeito entende isso, não há motivo para os que estão ao seu redor entrarem em uma dicotomia pueril que leva aos chiliques nas redes sociais.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..