Teca Nelma acompanha início das reconstruções mamárias em mulheres mastectomizadas

25/01/2021 19:43 - Geral
Por Assessoria
Image

A vereadora por Maceió, Teca Nelma, acompanhou na manhã desta segunda-feira (25) o início das cirurgias do “Ame-se”, um programa que reconstruirá a mama de mulheres mastectomizadas, acometidas pelo câncer. A primeira cirurgia ocorreu no Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares. A deputada federal Tereza Nelma destinou R$ 500 mil reais em emendas para o programa, em parceria com o governo do estado, que estima realizar uma cirurgia desse tipo por semana.

Teca teve a oportunidade de conversar com a primeira paciente a ser submetida a essa cirurgia através do programa, Fernanda Matias, de 44 anos. “Eu e a deputada Tereza Nelma estamos muito felizes que esse programa está iniciando, para devolver a dignidade e a auto estima pra você e outras mulheres. Esse programa é um marco para Alagoas e, junto com o Hospital de Amor de Arapiraca, é mais um passo para devolver a vida àquelas mulheres que passam pelo trauma de perder suas mamas”, disse Teca.

Maria Fernanda aproveitou a oportunidade para agradecer a deputada pela iniciativa. “A sua vida inspirou a minha. E eu estou confiante que tudo dará certo nessa cirurgia. A senhora é uma guerreira, assim como todas nós. Quero, em breve, te conhecer pessoalmente”.

Nesse primeiro momento do programa, está sendo dada prioridade a uma demanda reprimida que já existia de mulheres ligadas às ONGs que trabalham com prevenção e acolhimento a essas pacientes. Elas estão passando por consultas e exames, com uma avaliação médica individualizada, diante da necessidade de cada uma.

A Associação das Pessoas com Câncer de Alagoas é uma dessas instituições. De acordo com a Coordenadora da unidade, Giuliane Matos, há pacientes que estão há mais de dezesseis anos mastectomizadas e, só agora, terão a oportunidade de reconstruir suas mamas. “No nosso grupo há outras doze pacientes que estão passando por essas avaliações. Mas estamos na busca ativa por outras pacientes. Primeiro há uma triagem e uma consulta com a mastologista e o cirurgião”, explicou.

As mulheres mastectomizadas que queiram participar do programa Ame-se, podem procurar a Casa Rosa de Maceió para obter mais informações.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..