Renan Filho define como "absurda" decisão do governo federal de retirar cadastro do Bolsa Família dos municípios

25/01/2021 21:05 - Geral
Por Mara Santos*
Image

O governador de Alagoas criticou o plano do governo federal de retirar o papel dos municípios no cadastramento de beneficiários do programa Bolsa Família. Por meio das redes sócias, Renan Filho definiu como “absurda” a decisão.

“Absurda a decisão do governo federal de tirar as prefeituras do Bolsa Família para cortar custos”, escreveu o governador. “É uma tentativa de bloquear o acesso ao programa”, continuou o chefe do Executivo alagoano. 

Em sua postagem, Renan afirmou que Alagoas seguirá “outra direção fortalecendo os municípios com um novo programa social para as famílias pobres com crianças pequenas”.

A crítica de Renan Filho refere-se a um plano do governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, de priorizar o autocadastramento de beneficiários no CadÚnico (Cadastro Único para Programa Sociais) utilizando um aplicativo para celular, nos moldes do que foi feito com o auxílio emergencial.

A decisão do governo Bolsonaro também provocou repúdio da Frente Nacional de Prefeitos (FPN), que em comunicado refutou a substituição do “atendimento humanizado” realizado pelos municípios pelo robotizado. A entidade ressaltou a importância da rede de assistência social das cidades, que realizam o cadastro atualmente.

“Trocar atendimento pessoal e profissionalizado por uma ferramenta tecnológica é retirar humanidade de uma ação do Estado. Isso é uma atitude que vai, mais uma vez, na contramão da tão propagada proposta do presidente da República, Jair Bolsonaro, de "mais Brasil, menos Brasília”, diz trecho do comunicado da FNP.

 

*Sob supervisão da editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..