Cuidados no verão: água é a grande responsável por manter o corpo ativo e saudável

25/01/2021 11:45 - Notícias
Por Assessoria
Image

Em pleno verão, as pessoas costumam se preocupar ainda mais com o físico e com a saúde. A estação mais quente do ano pode afetar algumas funções do corpo, por perder muita água devido às altas temperaturas. A água, inclusive, é essencial para manter o corpo ativo, além de ajudar no funcionamento de órgãos e na regulação da temperatura corporal. 

Cuidar da hidratação por muitas vezes é o maior desafio deste período quente. Ela é base para saúde e ajuda com uma alta imunidade e na boa capacidade de estar com disposição e energia. Um dos pontos que devemos desmitificar nesse tempo de verão é que a água pode ser substituída. As pessoas tem o costume de suprir o líquido com chás e cafés que terminam aumentando a desidratação do corpo. É necessário lembrar que a água é base da hidratação. 

Segundo o nutricionista Keny Torres, não é preciso cortar completamente os chás e cafés, mas cuidar para que o corpo tenha a quantidade necessária de água. “Se a pessoa tem um consumo alto destes líquidos é necessário consumir mais água para repor. A atividade física, por conta do excesso de suor, também. Para saber o quanto se deve tomar de água por dia é só multiplicar o peso por 30”, explica.  

No verão existe uma maior facilidade de suar e desidratar. Consequentemente as idas ao banheiro ficam mais frequentes e a atividade física também acaba aumentando o gasto energético, por isso a necessidade de se ter um cuidado maior neste período. Uma das opções para diversificar o cardápio da hidratação é apostar nos sucos e na água de coco. 

“A água de coco tem um composto muito bacana de carboidratos e eletrólitos, como sódio e potássio. Além de ser um alimento excelente para a nossa região e de fácil acesso. As frutas de um modo geral tem bastante água, chamo atenção para o abacaxi, melão e a melancia que são alimentos ricos em água e uma ótima fonte de hidratação”, acentua o nutricionista. 

Nos tempos de calor, algo muito comum é o consumo de bebidas alcoólicas como as cervejas, principalmente nas idas à praia ou nos fins de semana. É importante frisar que esse tipo de bebida aumenta o inchaço e retém líquidos. O álcool tem uma afinidade com a água e acaba aumentando a sensação de desconforto. 

Assim, o ideal é diminuir o excesso no dia seguinte e colocar outras opções, como sucos de frutas naturais, a própria água de coco, chás digestivos e principalmente a água. A hidratação para uma possível ressaca é fundamental na eliminação das toxinas do álcool que acabam afetando a saúde. 

Em todo o ano, mas principalmente neste período, a alimentação deve ser o mais saudável possível com alimentos leves, investindo mais em legumes e vegetais, que também possuem uma boa quantidade de água. 

Um dos mitos mais conhecidos em relação à desidratação é a de o sal é o grande vilão do corpo para manutenção da água. Mas, segundo o nutricionista Keny Torres, a quantidade em exagero é que não deve ser praticada. “O sódio presente nos alimentos é essencial para contração muscular e outras funções do corpo. A quantidade em exagero, como em alimentos industrializados e ultra processados, é que devem ser evitados por ter uma concentração de sal maior. Inclusive uma dica legal é a de não acrescentar mais sal na hora de comer, pois os alimentos já foram salgados na preparação e possuem esse sódio natural”, ressalta. 

A tecnologia é uma grande aliada no controle do consumo de água diário. Os aplicativos de celulares colaboram como lembretes do horário de tomar água e a quantidade que já foi consumido no dia. A meta, como a maioria das pessoas precisam de 2 litros de água, é de uma média de dez copos de 250ml. Geralmente, com a atividade física, é necessário ainda no pré e pós-treino tomar entre 500ml e 800ml. Para quem está buscando emagrecer, a água também é muito importante para a manutenção da massa magra. 

A dica então é de começar o dia com um copo de água, pois prepara o organismo para receber os próximos alimentos. Evitar o excesso de água durante as refeições também é importante e manter a hidratação durante o dia, espaçando a quantidade recomendada, é indispensável para não se ter um hiper hidratação. 

“Manter o corpo hidratado é realmente dividir e ter essa lembrança de beber água, colocar na dieta alimentos que são ricos em água, como as frutas, fazer sucos com elas e claro a água de coco que na nossa cidade se torna ainda mais eficiente, prática e barata, valendo a pena incluir em nosso dia a dia. É possível também ter e fazer bebidas como chás gelados, que são opções diferentes e saudáveis”, finaliza o nutricionista. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..