O prefeito JHC anunciou na manhã desta segunda-feira (25) novas medidas para melhoria do sistema de transporte público da capital, após efetivar a redução da tarifa de ônibus que passou a ser cobrada por R$ 3,35. O planejamento do município é ofertar um maior número de linhas e diminuir o tempo de espera dos passageiros nos pontos de ônibus.
Para isso, o JHC afirmou que todos os editais de concorrência estão sendo analisados e com essa estrutura inicial já conseguiu apresentar a redução da passagem, mas irá ampliar mais de 10 linhas de ônibus na capital nos horários de pico.
“Determinei como prioridade a melhoria dos transportes públicos. Esses números foram baseados em estudos, usamos inclusive outros comparativos com outras capitais que pudesse equacionar, dentro das medidas jurídicas e técnicas que nós estamos tomando, diante da realidade dos contratos das empresas com a prefeitura e a realidade do nosso sistema”, afirmou JHC.
O prefeito ressaltou que o novo valor da tarifa foi fechados após um comum acordo com as empresas de ônibus e avaliados os maiores impactos do setor, principalmente baseado em estudos e comparativos em outras capitais.
“Para essa região do Benedito Bentes nós vamos fazer os estudos de novas linhas e abertura da Eco Via Norte para diminuir o tempo que as pessoas gastam para chegar na parte baixa da cidade”, disse o prefeito, que concedeu uma coletiva de imprensa no Terminal de Ônibus do Benedito Bentes.
Sobre os impacto negativos gerados ao setor de transporte, o prefeito disse que a comissão formada estará acompanhando todos os pontos, principalmente para que não haja prejuízo aos trabalhadores do setor, já que a oferta de novas linhas as empresas irão precisar de novos trabalhadores e consequentemente terão maior faturamento.
*Com supervisão da editoria.