Prefeito JHC, Zumbi não está morto , ou precisamos falar sobre Dandara,racismo estrutural e a gestão da Maceió negra.

21/01/2021 18:09 - Raízes da África
Por redação

 

Foto reprodução

 

No 20 de novembro, dia da consciência negra, que aconteceu  bem no meio da campanha eleitoral para a prefeitura de Maceió,no ano pandêmico de 2020,  o então candidato JHC fez uma fala bem significativa,  ‘Se Zumbi vivesse hoje, provavelmente a luta dele seria numa grota’.

Discurso bonito, mas, eivado de contraditórios.

Primeiro , o 20 de novembro  é feito  cordão umbilical que faz  jorrar o sangue-memória  de ancestrais para veias  contemporâneas d@s  pret@s de luta.  

Zumbi não está morto!

Nossa  resistência preta é imorrível!

Aqualtune, Zumbi, Ganga Zumba, Dandara lá do alto da  serra buchuda pariram  histórias e enviam , continuadamente, mensagens pretas  cifradas: não desistam.

Nossa luta é  sobretudo, periférica, mas, vai bem mais  além...  

Nós pret@s ativista conquistamos , ao longo da história,   políticas estratégicas e  continuamos a fazer  ocupação de espaços.  

Adentramos pelas escolas, através da lei nº 10.639/03.  

Lei antirracista federalizada, conquista  marcante do movimento negro unificado, que como política pública  de estado causa  um silênciamento acentuado, é solenemente ignorada por  chefes de executivos de estados e municípios brasileiros,( aqui em Alagoas temos a Lei Estadual n6.814/07).

Estamos ocupando espaços de poder. Na última eleição elegemos mais de 50 quilombolas, no Brasil todinho.

Ocupamos a Universidade, estamos nas ruas e  desestruturamos o  engenhoso urbanismo da exclusão ,  nomeamos  logradouros públicos, assim  como a Praça Dandara dos Palmares, no bairro da Jatiúca ( dito nobre), em Maceió,AL , que faz mais de 25 anos  reverbera   a  memória da ancestralidade e da história de resistência das mulheres  pretas.

Esse texto é para  para falar da ideia esdrúxula de  retirada do nome de Dandara  da praça e colocar o nome da santa (no  Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa ) da  revogação da proposta, ( não aprendemos com os acertos e sim com os erros).

Esse texto é para evidenciar  como a  exclusão, intolerância e racismo institucional e estrutural estão presentes  e naturalizadas nas decisões politicas de estado.

É para falar  sobre a gestão da Maceió negra, no teu projeto de governo da mudança.

Não há mais tempo de retroagir, prefeito JHC.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..