Davi Davino Filho como possibilidade na disputa pelo governo é fruto de um “recall”

21/01/2021 12:45 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

A recente pesquisa do Instituto Falpe, que foi divulgada pelo CadaMinuto e outros veículos de comunicação, chegou a surpreender algumas pessoas nos bastidores políticos em função dos nomes citados. Entre esses nomes, o do deputado estadual Davi Davino Filho (Progressistas), que surge como um dos líderes na disputa pela principal cadeira do Palácio República dos Palmares.

A pesquisa pode estar apontando uma fotografia de momento que reflete a realidade? Pode! Mas, há pontos a serem levados em consideração com base nisso.

Primeiro: a pesquisa não é um “apurado” feito em todo o Estado, mas sim na Grande Maceió. E aí, ela aponta para algo que é perceptível de forma empírica: o deputado estadual Davi Davino Filho, ao disputar a eleição para a Prefeitura da capital alagoana, no ano passado, saiu do pleito maior do que como entrou, apesar da derrota ainda no primeiro turno.

Davi Davino Filho não apenas surpreendeu na votação alcançada, chegando até mesmo a ser cogitado em um possível segundo turno que não se concretizou, mas fez um impecável trabalho de marketing político e comunicação em relação ao seu nome.

Davi Davino Filho ganhou mais capilaridade na capital alagoana. E isso, evidentemente, reflete na Grande Maceió, pois são municípios muito próximos ao contexto político da principal cidade do Estado.

Apesar de muito embrionária (já que a eleição estadual ainda está muito distante), a situação na Grande Maceió lança uma expectativa em relação ao jovem deputado estadual: quais passos ele dará no próximo ano, ainda mais ao estar em um grupo político que é comandado pelo deputado federal Arthur Lira (PP), principal opositor do governador Renan Filho (MDB) e do senador Renan Calheiros (MDB) em Alagoas. Além de Lira, é um grupo também de Marcelo Victor (Solidariedade), presidente da Casa de Tavares Bastos.

Vale lembrar que o cenário futuro também depende da decisão do governador Renan Filho; se ele será ou não candidato ao Senado Federal, deixando a cadeira vaga para uma eleição indireta comandada pelo parlamento estadual. Em outras palavras, onde Marcelo Victor dará as cartas.

O parlamentar estadual do Progressistas ganha força para tentar sair da Assembleia Legislativa para voos maiores. Ele tentará? A resposta fica para a História.

Vale salientar que a análise aqui não é de mérito quanto ao mandato de Davi Davino Filho. Particularmente, acho que o parlamentar não é um dos nomes de destaque do parlamento estadual. Nos primeiros anos de mandato, foi discreto, não tinha uma retórica admirável e não se envolveu de forma intensa em pautas que permitiriam avaliar o que pensa. O fato é que Davi Davino Filho – assim como a maioria dos parlamentares daquela Casa – está no círculo do fisiologismo e sem identidade ideológica definida. Em outras palavras: não o vejo como um mandato de destaque.

Porém, na campanha para a Prefeitura de Maceió, ele soube se vender e renovou a sua imagem perante uma significativa parcela de um público. Davi Davino Filho tem em mãos – a partir de agora – a possibilidade de utilizar esse recall para ampliá-lo, envolvendo-se em maiores discussões, tendo maior habilidade política e tentando construir uma posição de liderança dentro e fora do grupo político no qual se encontra. Se terá competência ou se deseja isso, ai é outra história…

Agora é fato que ele passa a ser um nome no jogo. E aí, todos os cálculos eleitorais, que já se iniciaram (pois nesse país eleição é sempre antecipada), devem levar em conta a possibilidade dele disputar qualquer cargo em 2022, sendo um dos mais prováveis – em minha avaliação – a tentativa de uma cadeira na Câmara dos Deputados ou até mesmo um nome do Progressistas para composição de majoritária.

Afinal, mesmo diante desse recall, Davi Davino Filho não parece ter musculatura suficiente para capitanear uma disputa pelo governo. E ninguém é candidato de si mesmo. Por outro lado, muita gente também não imaginava que ele teria capilaridade para disputar a Prefeitura da capital.

Pela pesquisa do Falpe, feita entre os dias 7 e 16 de janeiro, com três mil entrevistados, Davi Davino Filho apareceu com 32%. Surpreende por ser mais que Rui Palmeira (sem partido), que surge com 15,5% e mais do que o conquistado pelo senador Rodrigo Cunha, que surgiu com 12%. A pergunta que fica é: inicialmente, Davi Davino Filho se apoiará nesses números para tentar consolidar essa situação que se apresenta agora como reflexo do ocorrido em 2020, ou volta a ser apenas um deputado?

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..