Na madrugada desta quinta-feira (21), o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, confirmou que Alagoas recebeu 14 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus, no Amazonas. O primeiro anuncio feito pelo governador Renan Filho era que o estado receberia 18 pacientes. 

As 14 pessoas foram transferidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Metropolitano de Maceió, no bairro Cidade Universitária, parte alta da capital,  e para o Hospital da Mulher, no bairro do Poço, onde vão concluir o tratamento contra a doença. 

“Já são 04:30 da manhã e apesar do cansaço estou com o coração aliado. A operação Alagoas Solidária terminou agora e o trabalho da nossa equipe da @saudealagoas foi espetacular! Recebemos 14 amazonenses que já foram encaminhados para o Hospital da Mulher e o Hospital Metropolitano. Que Deus nos ajude a cuidar bem de todos e que eles voltem para as suas famílias curadas desse vírus”, escreveu Alexandre Ayres em suas redes sociais.  

Na semana passada, o Renan Filho anunciou que  35 leitos  estavam disponíveis em hospitais alagoanos para receber pacientes em estado grave com Covid-19, internados em Manaus. Conforme divulgado na ocasião, dentre os leitos destinados em Alagoas, 10 são Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 25 são leitos clínicos.

O Governo do Amazonas pediu ajuda a todos os estados do Brasil para que fossem transferidos os pacientes graves de Covid-19 e que precisam de vagas em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). 

O Amazonas enfrenta uma situação de segunda onda da pandemia do novo coronavírus, considerada gravíssima. Não há mais leitos disponíveis no estado, há superlotação nos hospitais. Além disso, o Amazonas enfrenta um desabastecimentos de oxigênio, devido ao alto número de pessoas infectadas com a Covid-19, que apresentam complicações e quadro clinico grave.

Dados do Amazonas

Hoje (20), foram registrados 5.009 novos casos de Covid-19 no Amazonas. O número é um recorde de registros diários. Desse total, 3.632 novos casos foram confirmados em Manaus e 1.377 em cidades do interior. Em todo o estado,o número de infectados soma 238.980 Também foram confirmados 148 novos óbitos (56 das últimas 24 horas e 92 confirmados após investigação). O número total de mortes em decorrência da doença  é de 6.598.