Imagens geradas a partir de texto? Este pode ser o futuro dos bancos de imagens online

19/01/2021 09:28 - Artigos
Por redação
Image

Os bancos de imagens desempenham um papel fundamental na sociedade moderna. A imagem que acompanha este artigo, por exemplo, foi descarregada através do site Depositphotos, um dos vários bancos de imagens disponíveis no Brasil. Este tipo de site permite que criadores de conteúdo tenham acesso a milhares ou mesmo milhões de fotografias, vídeos, e clipes de música de qualidade profissional, que podem ser pesquisados de acordo com termos chave. Sem os bancos de imagens, seria muito mais difícil decorar um site de notícias, blog, ou página pessoal com itens multimédia de qualidade. Mas num momento em que a Inteligência Artificial (IA) se assume cada vez mais como a tecnologia do futuro, será que o papel dos bancos de imagens está prestes a mudar para sempre?

Imagens a partir de texto? Já é possível

O magnata Elon Musk se tornou recentemente no homem mais rico do mundo. Conhecido por ser o empresário detentor de empresas como a Tesla ou a The Boring Company, Musk é um dos maiores investidores de tecnologias de IA em todo o mundo. Uma das mais emocionantes se apelida de DALL-E, e se prepara para revolucionar o mundo dos bancos de imagens online.

Através de um algoritmo avançado, o sistema DALL-E é capaz de pegar em pequenos extratos de texto e convertê-los em imagens que se relacionam com seu conteúdo. Para os criadores digitais, isto pode significar um novo e emocionante futuro: um futuro em que escritores e blogueiros não só têm acesso a milhões de imagens de qualidade profissional, como também podem gerar de forma automática imagens 100% originais.

Para demonstrar o potencial dessa nova tecnologia, os criadores do DALL-E procuraram gerar uma série de imagens a partir da expressão "poltrona de abacate." O resultado foi um conjunto de fotos que se relaciona de forma direta com o conteúdo do texto. A partir de programas de criação 3D, as palavras "poltrona de abacate" são interpretadas de forma automática e levam à criação orgânica de precisamente aquilo que o texto parece indicar: cadeiras ou sofás que têm um formato semelhante a um abacate. Você pode consultar essa série de imagens nesse artigo do site Mundo Conectado.

A importância dos bancos de imagens

Anteriormente utilizados apenas por criadores de conteúdos profissionais, como revistas, jornais, ou canais de televisão, os bancos de imagens são hoje em dia uma ferramenta democratizada do mundo moderno. De uma maneira ou de outra, cada cidadão é atualmente um criador de conteúdo. Seja através de um blog pessoal, de um site original, ou de um simples perfil nas redes sociais. Os bancos de imagens são por isso fundamentais no espaço digital de 2021 e oferecem possibilidades infinitas aos criadores de conteúdo. Num momento em que a tecnologia DALL-E não se encontra ainda comercialmente disponível, a melhor alternativa para os criadores de conteúdo continuam sendo os tradicionais bancos de imagens da Internet, também conhecidos como sites de stock photos. Muitos desses sites se encontram disponíveis de forma gratuita, sendo que alguns também incluem subscrições com planos mensais ou anuais de pagamentos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..