Em perfil no Instagram, médicos de AL defendem tratamento precoce para a Covid-19 criticado por entidades médicas

18/01/2021 22:45 - Geral
Por Redação
Image

Médicos alagoanos participam de um perfil no Instagram denominado @tratamentoprecocebrasil , cujo intuito é divulgar perfis de profissionais que apoiam o tratamento precoce da Covid-19 no Brasil. Ao menos cinco médicos de Alagoas, de especialidades diferentes, compartilham da opinião criticada pelos órgãos oficiais de saúde e que tem ganhado espaço em discussões envolvendo a doença.

Com 13,9 mil seguidores, a página tem 153 publicações no feed onde médicos afirmam ser a favor da prescrição da hidroxicloroquina, ivermectina e outros medicamentos para “evitar” os sintomas do novo coronavírus.

“Perfil dedicado aos médicos que apoiam o tratamento precoce da COVID-19 recomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil”, diz a biografia da página.

Entre os médicos, que segundo a página, apoiam e adotam o tratamento precoce contra a Covid-19 em Maceió estão: Bertine Malta, Patricia Rennée, Mary Gleyce Falcão, Rodrigo Timóteo e Cláudia Voss Vilanueva.

Nesta segunda-feira (18), internautas afirmaram que iriam denunciar a página nas redes sociais e que o perfil se tornou privado e estaria apagando algumas postagens devido à repercussão.

Apesar da biografia do perfil afirmar que o tratamento precoce é recomendado pelo Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Infectologistas (SBI) afirma ser contraindicado qualquer substância em tratamento precoce para a Covid-19.

Em nota, a SBI diz que não recomenda nenhum tratamento com qualquer medicamento, visto que os estudos clínicos realizados até o momento não comprovaram nenhuma eficácia e que o uso dos remédios também pode provocar efeitos colaterais.

“A SBI não recomenda tratamento precoce para COVID-19 com qualquer medicamento (cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, nitazoxanida, corticoide, zinco, vitaminas, anticoagulante, ozônio por via retal, dióxido de cloro), porque os estudos clínicos randomizados com grupo controle existentes até o momento não mostraram benefício e, além disso, alguns destes medicamentos podem causar efeitos colaterais. Ou seja, não existe comprovação científica de que esses medicamentos sejam eficazes contra a COVID-19”, diz o comunicado divulgado na última quarta-feira (14).

Ainda segundo a SBI , “a sua orientação está alinhada com as recomendações das seguintes sociedades médicas científicas e outros organismos sanitários nacionais e internacionais, como: Sociedade de Infectologia dos EUA (IDSA) e da Europa (ESCMID), Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH), Centos Norte-Americanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância do Ministério da Saúde do Brasil (Anvisa)”, completa.

Também neste domingo (17), ao aprovar o uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 no Brasil, a Anvisa destacou que não existem tratamento precoce eficaz para o novo coronavírus. 

 

 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..