Seminários e shows ao vivo preparam Maceió para o carnaval de 2022

14/01/2021 11:42 - Cultura
Por Assessoria
Image

Entre os dias 20 e 23 de janeiro, a Associação Cultural Alagoa do Sul, em parceria com o Centro Cultural Arte Pajuçara, irá realizar o seminário “Preparando o Carnaval… de 2022”. O evento, que será exclusivamente online, foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Mestra Hilda, lançado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) em 2020.

O seminário tem o intuito de discutir, sob perspectiva histórica, cultural e econômica, o Carnaval na capital alagoana, suspenso neste ano devido a pandemia do novo coronavírus. Os debates farão um resgate das tradições dos festejos carnavalescos maceioenses, desde os famosos carnavais de rua de Maceió das décadas de 50, 60 e 70, os novos formatos, os incentivos por meio do poder público e a importância que a manifestação popular exerce socioeconomicamente na cidade. Segundo o curador do evento e presidente da Associação Cultural Alagoa do Sul, Carlito Lima, o carnaval é uma festa com potencial para exercer um papel de destaque no calendário cultural e, consequentemente, na economia criativa de Maceió.

“O carnaval constitui uma das mais conhecidas expressões culturais do Brasil, e nele estão presentes diversos atores da economia criativa, tais como os grupos que formam os blocos, as escolas de samba, desde os bastidores até os desfiles, os músicos e outros profissionais que dão um show de criatividade numa festa culturalmente tão rica, além da gama de colaboradores da cadeia turística que se beneficiam do fluxo de pessoas que circulam na cidade durante esse período”, afirma o presidente da Associação.

Como resultado, será criado um planejamento para ser entregue à gestão municipal sobre a elaboração dos festejos carnavalescos de Maceió de 2022.

Durante os quatro dias de evento, fazendo referência às temáticas ligadas ao carnaval tradicional, a programação também contará com shows de grandes nomes da música local, como Igbonan Rocha, Nara Cordeiro, Pompe e Roberta Aureliano, além da apresentação da orquestra de frevo W&K.

A transmissão ao vivo do “Preparando o Carnaval… de 2022” acontecerá pelas redes sociais do Centro Cultural Arte Pajuçara: Instagram (instagram.com/artepajucara), Facebook (facebook.com/artepajucara) e YouTube (http://bit.ly/canalartepajucara).

 

Confira a programação completa: 

Quarta-feira (20/01)

16:30  – Seminário: História do Carnaval de Maceió

Convidados: Carlito Lima, Edberto Ticianeli, Geraldo Majella e Bruno César. Mediação de Mateus Magalhães.

19:30 – Show Revivendo Os Grandes Carnavais: Nara Cordeiro

 

Quinta-feira (21/01)

16h30 – Mesa Temática: Maceió, Cidade Sem Carnaval?

Convidados: Edson Bezerra, Carlito Lima e Marcos Sampaio. Mediação de Mateus Magalhães.

19h30 – Show Sambas Enredos e Alagoanos: Igbonan Rocha

 

Sexta-feira (22/01)

16h30 - Seminário: Carnaval e o Papel do Poder Público

Convidados: Paulo Poeta, Mirian Monte e Vinicius Palmeira. Mediação de Mateus Magalhães.

19h30 – Show Frevo dos Nossos Tempos: Pompe, Roberta Aureliano

 

Sábado (23/01)

16h30 – Seminário: O Carnaval Pós-pandemia.

Convidados: Carlito Lima, Prego, Marcos Sampaio e Weldja Miranda. Mediação de Mateus Magalhães.

19h – Show O Melhor de Todos os Carnavais. – Com a Orquestra De Frevo W&K de Marechal Deodoro.

 

Associação Cultural Alagoa do Sul

Criada em 2013, a Associação Cultural Alagoa do Sul atua em diversos eventos culturais de Maceió. Responsável pela realização dos desfiles do Bloco Nêga Fulô na orla marítima da capital alagoana desde 2014, a entidade também foi selecionada em chamada pública para a produção do Polo Orla no Carnaval de 2020, além de realizar as já tradicionais Festas Literárias em vários bairros da cidade. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..