O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa de sangue, nesta quarta-feira (5), na Praça do Rex, no bairro Pajuçara. A ação, que acontece das 8h às 17h, faz parte do projeto de descentralização do órgão que visa facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue.

Para atender aos candidatos à doação de sangue com agilidade e eficiência, o Hemoal estará disponibilizando uma equipe multidisciplinar para acompanhar a Unidade Móvel.

Para se candidatar à doação — cujo gesto pode salvar até quatro vidas —, o voluntário deve ter idade superior a 18 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto.

Além destes pré-requisitos, ele não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 10 anos, hepatite. Já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e deve ser respeitado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres, caso desejem se candidatar à doação novamente.

As doações de sangue podem ser realizadas também na sede do órgão, situada próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche. No interior, a doação pode ser feita no Hemocentro Regional de Arapiraca, situado à rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro e na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), em Coruripe, localizada próximo ao Hospital Municipal.