Devido ao aumento no número de casos de Covid-19 em Alagoas e também na capital, o diretor médico e pneumologista da Santa Casa de Maceió, Dr. Artur Gomes Neto, afirmou ao CadaMinuto na manhã desta quarta-feira (23), que a emergência da unidade de saúde, localizada no bairro do Centro de Maceió, está fechada para atendimento de síndrome gripal e disparou "ultrapassamos a nossa capacidade".

Conforme o diretor-médico, o hospital não possui mais estrutura e nem leitos disponíveis para receber novos pacientes. "Não temos mais como receber pacientes, todos os leitos da Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e da enfermaria estão lotados".

Artur Gomes Neto, que é pneumologista, disse ainda que devido a ausência de leitos disponíveis, há cerca de 10 pacientes esperando internação ainda na emergência. "São mais de 60 leitos ocupados. Estamos fechando a emergência agora para qualquer atendimento de síndrome gripal", informou. Ainda segundo o diretor, os pacientes que deveriam receber atendimento médico na unidade de saúde, devem procurar outros hospitais ou até mesmo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), espalhadas pela capital.

Na última sexta-feira (18), o diretor médico da Santa Casa havia alertado que o hospital não tinha mais leitos disponíveis para a saúde suplementar, ou seja, para pessoas que apresentam outros problemas de saúde. “Não temos mais leitos para dispor neste momento para a saúde suplementar. A situação é muito grave, pessoas e mais pessoas chegando na nossa emergência e a gente sem ter mais condições de atender a essa demanda, de admitir os que precisam de internamento”, relatou o médico.

Por fim, Arthur Gomes disse que neste momento, será necessário rever os casos de pacientes que seguem internados e caso tenha condições de alta, fazer a liberação do paciente e assim liberar o leito, para que o hospital possa voltar a receber pacientes com sintomas de síndrome gripal.

*Sob supervisão da editoria