“Sou contrário à vacinação obrigatória. Pessoalmente, eu irei tomar”, diz JHC sobre vacinas

21/12/2020 11:00 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Diante da polêmica das possíveis restrições impostas a quem não tomar uma das vacinas – aprovadas pela Anvisa – contra o novo coronavírus, o prefeito eleito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSB), se posicionou contrário à obrigatoriedade da aplicação dos imunizantes. 

JHC falou sobre o assunto em suas redes sociais ao ser indagado por uma internauta. O prefeito eleito lembrou que se trata de uma legislação federal. Portanto, haverá pouca competência sobre o assunto na esfera municipal, cabendo muito mais um papel auxiliar no processo de distribuição e aplicação da vacina. 

No entanto, ele frisou que no que depender dele “esse tipo de coerção não existirá”. “Obviamente, faremos uma campanha e estratégia de vacinação, uma vez comprovada a segurança e eficiência do remédio, porém sem imposições e com respeito à individualidade”, salientou. 

João Henrique Caldas ressaltou que tomará o imunizante que for aprovado pela Anvisa e não se mostrou “antivacina”. “Sou contrário à vacinação obrigatória. Pessoalmente, eu irei tomar, mas sou obrigado a respeitar as decisões individuais”, sentenciou.

Na semana passada, JHC esteve reunido com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir sobre o plano nacional de vacinação, que deve ser iniciado em fevereiro do próximo ano. Logo, com o futuro prefeito no comando da administração municipal. 

O prefeito eleito quer colocar Maceió como uma das prioridades no recebimento das doses gratuitas do imunizante. O mesmo tem sido feito pelo governo estadual, como pontuou o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, ao falar do protocolo de intenções que foi assinado com o Instituto Butantan, que tem produzido a Coronavac no Brasil. 

No caso do Executivo do governo Renan Filho, pode haver aquisição da vacina com recursos próprios do tesouro estadual. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..