O prefeito reeleito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP), a vice, Maria Cristina, e os vereadores eleitos nas Eleições 2020 foram diplomados nesta sexta-feira (18), pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-AL), no formato eletrônico, devido à pandemia do novo coronavírus.
Nas redes sociais, Gilberto Gonçalves declarou que o documento tem bastante significado. "Que dia especial! Um dia que marca o início desse grande desafio ao qual eu me entreguei. Ser diplomado pela segunda vez como prefeito da nossa cidade me traz, acima de tudo, um senso de responsabilidade e de compromisso. Esse diploma marca a continuidade da uma nova história para a nossa cidade, junto aos 25.355 votos de confiança que recebemos do meu povo, sendo considerado o prefeito mais votado na história de Rio Largo! E nos próximos quatro anos, darei o meu melhor, sempre focado em cuidar ainda mais do nosso povo!", escreveu.
Durante a cerimônia virtual, também foram diplomados a vice-prefeita Maria Cristina e os vereadores que irão compor a Câmara de Rio Largo, a partir de 2021 no Legislativo Municipal.
Nesta sexta-feira (18) se encerra o prazo previsto no calendário eleitoral para a diplomação dos eleitos nas Eleições Municipais de 2020. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.
Em razão da pandemia de Covid-19, a maioria dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) está seguindo a orientação da Justiça Eleitoral e realizando a diplomação dos eleitos em 2020 por videoconferência. A cerimônia a distância atende à série de medidas recomendadas pelo TSE para proteger a saúde de eleitores, mesários e candidatos.