A empresa francesa Timac Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes arrematou o terminal MAC 10 do Porto de Maceió, em leilão realizado nesta sexta-feira (18), por um valor, correspondente a uma oferta única, de R$ 50 mil.

O leilão aconteceu na B3, a bolsa de valores do Brasil, em São Paulo. O terminal alquilado pela empresa é destinado a armazenagem, movimentação e distribuição de granéis líquidos, em especial o ácido sulfúrico, que é usado como matéria prima para a fabricação de fertilizantes.

A empresa multinacional possui uma planta industrial de fertilizantes sólidos na cidade de Santa Luzia do Norte, Região Metropolitana de Maceió.

O contrato do vencedor do leilão tem duração de 25 anos, com possibilidade de prorrogação, a critério do Poder Concedente. O limite de tempo do contrato é de 70 anos. Segundo o projeto de arrendamento, o terminal em questão tem uma área de 7.932 m². 

Há uma previsão de que o arrendatário realize investimentos de mais de R$12 milhões nas instalações e equipamentos necessários no local. O plano mestre do projeto de arrendamento do terminal já previa a expectativa de que o ácido sulfúrico atenda à demanda de indústrias de fertilizantes.