Oposição vai decidir se o presidente será mais ou menos identificado com Bolsonaro

10/12/2020 12:12 - Voney Malta
Por redação
Image

As contas estão sendo feitas por todos os atores. A máquina de calcular é ferramenta insistentemente utilizada após a largada dada nesta quarta-feira (10) com a oficialização da candidatura do deputado federal Athur Lira (PP-AL) para presidente da Câmara.  

Quase no mesmo instante, o grupo ligado ao presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) também reafirmou que terá candidato. E pelos números especulados, na operação matémática, a futura Mesa Diretora será definida pelos partidos de oposição ao governo Bolsonaro.

Vale lembrar que a eleição só ocorrerá em 2021, no dia 1º de fevereiro. Portanto, do ponto de vista político ainda falta muito tempo, o que significa que tudo pode mudar.  

Mas, de acordo com o levantamento feito, Arthur Lira teria - neste momento - o apoio de 8 partidos. PP, 40 deputados; PL, 41;  PSD ,33;  Solidariedade, 13; Pros 10; PSC, 9; Avante 8; Patriota, 6;  e a promessa do PTB, que tem 11 deputados, de votar no alagoano.  

Bom, se todos os deputados dos partidos citados acima  votarem unidos, Arthur terá 171 votos. Esse número ainda pode crescer, pois o candidato deverá ter o apoio dos bolsonaristas do PSL - 15 a 20 deputados - e ainda em torno de 18 dos 30 do PSB.

Se tudo isso conspirar direitinho, com perfeição, matemática certinha, os votos em Arthur saltam para 210; mas não se elege. Para ser eleito são necessários pelo menos 257 votos.  

O grupo de Rodrigo Maia teria hoje em torno de 146 votos, segundo especialistas. DEM, 28 deputados; PSDB, 31; MDB, 35;  Cidadania, 8; PV, 4; votos do PSL, além de espaço para crescer caso consiga o apoio dos partidos de oposição e ainda do Republicanos.

A verdade é que a eleição ainda tem  muita lenha para queimar. Arthur Lira, por exemplo, tem que impedir uma possível divisão dentro do seu partido, caso Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) seja candidato do grupo de Rodrigo Maia. Outra tarefa é conseguir votos dos oposicionistas.

Resumindo, no cenário atual o presidente mais ou menos identificado com o governo Jair Bolsonaro será definido pela siglas oposição, casos do PT, PSOL, PDT, entre outros.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..