Falar em  Ancestralidade Negra "é falar em memórias, histórias,  oralidade,  religiosidade,  cultura e resistência negra".

No Jacintinho, bairro periférico da cidade de Maceió,   não por sua localização e sim pelo processo de "marginalização" e exclusão em que vive a maior parte de sua população, o Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo - CEPA QUILOMBO    resiste e insiste na construção de  politicas de ações  afirmativas para o Povo Preto. "É a  busca da reafirmação da  Ancestralidade Negra na contemporaneidade.  No dia a dia,  através de estudos, pesquisa,  palestras,  formações, oficinas (capoeira, dança, bumba-meu-boi, teatro, hip hop, percussão), eventos, produções culturais e ações museológica  o CEPA vem, há 18 anos  colaborando  para a construção de identidade, pertencimento e gêneros dos seus membros, alunos (as)  das oficinas e comunidades beneficiadas com as ações.

Dando continuidade a essa construção social    estará em parceria  Sirlene  Gomes - Professora Rasteirinha,  fomentando oficinas permanentes de Danças de Matrizes Africanas - Construções Coreográficas e Aulas de Capoeira On-Line.

Sirlene Gomes mais conhecida como Professora Rasteirinha é militante negra, feminista, praticante das Religiões Afro-Brasileira , membro fundadora e uma dos (as) coordenadores (as)  do CEPA QUILOMBO,    membro do Museu Cultural -MCP, Professora do Grupo Capoeira Águia Negra,  Pesquisadora, Educadora Popular,  Dançarina, Coreógrafa, Perfomancer e Produtora Cultural.  Vem desde 2008 (ao ingressar na UFAL), pesquisando  corpo, movimento, musicalidade e estética negra a partir das Danças de Matrizes Africanas em suas aulas de Capoeira e Dança no CEPA Quilombo e nos espaços que leciona.

As oficinas serão práticas e teóricas fundamentadas nas ancestralidade negra  e  na Lei 10.639/2003, na construção de identidades, gênero, pertencimento e na  pluralidade  étnico-racial.

A contrapartida para a comunidade,  serão as vagas gratuitas  no percentual de cinquenta por cento (50%) do total de alunos  em cada turma.

Nessa caminhada a Massapê Corpo e Movimento estará construindo e trocando saberes em parcerias de irmandades   com o Museu da Cultura Periférica,  o Grupo  Águia Negra Capoeira, o Ateliê Magrela  e Keka Rabelo Produções.