Livro de médico alagoano conquista o mundo e vira best-seller

26/11/2020 08:45 - Cultura
Por Assessoria
Image

No Brasil, 11 milhões de pessoas vivem com depressão. No mundo, segundo a OMS, são mais de 300 milhões. Os dados são alarmantes e com o período da pandemia acredita-se que estes números cresceram significativamente e ninguém está blindado deste mal, pois ainda não existe vacina para prevenir a doença. O palestrante Jean Rafael, renomado cirurgião geral, fez parte das estatísticas e aceitou ajuda - ele cumpriu a exigência dos tratamentos tradicionais e encontrou a força que tanto precisava em práticas lúdicas como meditação, gratidão, autoconhecimento, espiritualidade e outros temas antes sensíveis aos mais conservadores.

Durante uma corrida em uma das belíssimas praias de Alagoas, Jean esbarrou em um colega médico norte americano, o tão falado pelos leitores, Dr. Smith, que se tornaria seu amigo e mentor na construção da obra. Entre muitos diálogos e reflexões, os dois médicos apaixonados pela evolução da ciência aparecem, com uma linguagem simples, abordando temas importantes como estresse, gratidão e depressão, entre outros, de maneira leve e de fácil assimilação. A forma de diálogo com o personagem Dr. Smith deu uma pitada de humor muito interessante à obra, segundo uma leitora cita em um comentário público. Assim nasceu a ideia de Jean escrever o livro “A ciência da gratidão: Como prevenir as doenças da mente e aplicar o gerenciamento de estresse”, que há um ano foi lançado no Cinesystem de Arapiraca na presença de mais de 500 pessoas, e depois em Maceió, São Paulo e Londres. Agora, o livro acaba de chegar à sua segunda edição pela Literare Books International com o selo de best-seller e milhares de cópias vendidas em todo o mundo.

O livro mostra como a gratidão pode ajudar na carreira profissional, na saúde e nos anseios pessoais. Segundo o autor, a gratidão tem o papel de servir como fortaleza para o ser humano e a ciência atestou que se sentir grato repercute na questão hormonal. A publicação traz as práticas e as reflexões necessárias para enfrentar dias difíceis e prevenir pensamentos e ações desagradáveis.

Mudando a vida das pessoas: De Arapiraca para o mundo

“Tive a oportunidade de ler seu livro e foi muito inspirador. Estou passando por uma depressão de nível moderado e pensei em acabar com minha vida. Dois acontecimentos me deixaram assim: uma ocorrência policial e o fim do meu relacionamento. Após ler seu livro, vi que você tinha tudo que uma pessoa sonha mas sentia um vazio, o que me ensinou que a gratidão está a nossa volta. Sua superação fez eu ver a vida com outros olhos e vou vencer tudo isso. Que Deus abençoe e continue sempre multiplicando seu conhecimento que pode salvar muitas vidas.”

O policial militar L. P. I., autor do depoimento acima, foi um dos leitores do livro que afirma ter tido uma verdadeira mudança de vida com a ajuda das palavras do autor. Como educador em Saúde, o hoje conceituado médico cirurgião geral começou a trabalhar ainda criança, ajudando sua avó na feira vendendo sabão e colorau. Mudou-se para a capital e se formou em Medicina. Há 15 anos, Jean acumula várias formações nas áreas de Cirurgia Geral, Auditoria em Saúde e Psicoterapia Transpessoal. Mestre em Ensino na Saúde, é professor da Universidade Federal de Alagoas e coordenador da disciplina Saúde, Ciência e Espiritualidade. E Jean alerta que o depoimento acima só reforça seu propósito de vida: ajudar as pessoas.

“Seu livro, para mim, foi um achado enorme que mudou toda a minha vida! Eu era uma pessoa que vivia reclamando de tudo e não tinha a mínima noção de que agradecer é uma transformação maior. Hoje sou grata até pelos meus dias não tão bons, pelas dificuldades que eu passo e até pelo que eu não tenho! O vitimismo não nos leva a nada! A gratidão me transformou e mudou também tudo ao meu redor. Hoje, coloco em prática esses ensinamentos no meu dia a dia, mesmo sendo paciente de uma doença autoimune e não estando todos os dias tão bem. Sou grata por este livro tão rico, simples e acolhedor que me deu um novo rumo na vida.”

A enfermeira Socorro, autora do depoimento acima, também é uma prova de como o gerenciamento do estresse e a prática da gratidão podem mudar a vida de uma pessoa. Segundo ela, a pratica dos ensinamentos do livro é diária e requer disciplina para melhorar nossa saúde mental.

“Contrai Covid e posso afirmar com todas as letras que seu livro me ajudou no meu processo de recuperação. Isolada do restante dos meus familiares, aprendi a me conhecer melhor e o livro me ajudou muito neste processo. Mesmo doente, eu me mantive de pé e hoje me conheço melhor. Sou grata pela vida que tenho. Vivo agora envolvida numa energia maravilhosa e aprendi a agradecer pelo Sol, pelas flores... Gratidão eterna pelos seus ensinamentos!”

No depoimento acima, a assistente social Isabel conta como as ferramentas que causam efeitos positivos no nosso corpo ajudaram em seu processo de cura. Segundo Jean Rafael, o momento da pandemia pelo qual estamos passando faz com que sentimentos como tristeza, raiva e medo muito fortes façam parte do nosso cotidiano. A longo prazo, estes sentimentos criam um verdadeiro caos em nosso sistema hormonal e imune. E esta cascata desencadeada pelo estresse, mais conhecida como “resposta de fuga ou luta”, é responsável, se não debelada, pela diminuição da nossa resistência natural interna, abrindo as portas do nosso organismo não só para doenças infecciosas, mas também para a piora de doenças crônicas e até mesmo para o aparecimento de novos problemas de saúde.

“Li o livro enquanto me recuperava da Covid e ele me ajudou bastante a entender que temos que aceitar as situações que nos causam medo e incerteza. No meu dia a dia agitado, percebi que temos que aceitar os acontecimentos bons e ruins, acreditando que podemos vencer e aprendendo com isso. Agora, agradeço por tudo e enxergo o aprendizado mesmo nos momentos ruins. Estou evoluindo como ser humano e levei os exercícios de gratidão, autoconhecimento e meditação para a minha vida e para a vida dos meus filhos.”

O enfermeiro Jean Vital conta acima como as ferramentas que causam efeitos positivos no nosso corpo ajudaram em seu processo de cura. Segundo Jean, uma delas é a resiliência que, quando treinada, faz com que a gente se adapte melhor à situação pela qual estamos passando. “A resiliência permite ao ser humano crescer em meio à adversidade, encontrando a saída e alcançando mais qualidade de vida em meio ao caos. Na saúde, já é comprovado que pacientes com o mesmo problema apresentam respostas diferentes: enquanto o paciente que ignora ou não acredita na própria capacidade de gerar resiliência se curva aos efeitos da doença, o paciente que conhece e aplica em si a resiliência reage com notável capacidade de recuperação”, finaliza Jean.

No livro, Jean lista 10 maneiras pelas quais podemos melhorar nossa saúde e a primeira dela é, justamente, a prática da gratidão:

1. Seja grato sempre - mesmo quando as coisas não vão bem, sempre temos algo ou alguém por quem agradecer.

2. Busque seu sentido de existência, ou seja, aquilo que te motiva hoje a seguir adiante.

3. Procure aproveitar cada minuto e cada segundo da sua vida – foque sua atenção nestes momentos e descortinará sobre você uma força motivadora intensa.

4. Diante da adversidade, encontre qual é o aprendizado que aquela a situação quer te mostrar e o que você pode mudar a partir daquela situação.

5. Busque se autoconhecer, perceba as emoções que estão presentes dentro de você e não brigue com elas, apenas acolha-as e decida o que fazer em seguida - isso é agir em vez de reagir.

6. Aproxime-se de pessoas que também querem crescer e desenvolver a resiliência.

7. Seja flexível com o que não depende de você mudar, faça o seu melhor e siga adiante.

8. Busque desenvolver o auto amor, cuidar de você e criar espaços para você diariamente – esta atitude auxilia na sua autoestima.

9. Cultive a alegria de viver e o bom humor.

10. Crie positividade em sua vida e na vida daqueles que estão próximo a você - isso torna o ambiente mais saudável.

Sobre Jean Rafael

O palestrante Jean Rafael é médico cirurgião geral com residência médica pelo Hospital Universitário de Alagoas Professor Alberto Antunes. É professor do curso de Medicina da Ufal – Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca e mestre coordenador da disciplina Saúde, Ciência e Espiritualidade. É pós-graduado em Ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês, em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Faculdade Estácio de Sá do Rio de Janeiro e em Psicoterapia Transpessoal pelo Núcleo de Expansão da Consciência LUMEM. Possui certificação em Gerenciamento do Stress (ISMA – BR) e é treinador comportamental formado pelo IFT. Foi ganhador do Melhor Projeto de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas em 2017. É autor do livro “A ciência da gratidão – Como prevenir as doenças da mente e aplicar o gerenciamento do estresse” (Literare Books International – 2019).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..