Após a divulgação da pesquisa de intenção de voto para prefeitura de Maceió, realizada pelo Instituto Ibope, nesta segunda-feira (23), o cientista político Ranulfo Paranhos afirmou que o cenário eleitoral pode mudar, mas destacou que o candidato JHC está em uma situação mais confortável.
Conforme os números, a diferença entre os candidatos JHC e Alfredo Gaspar é de 4 pontos percentuais, sendo JHC (PSB) em primeiro lugar com 42%, seguido de Alfredo Gaspar (MDB) que tem 38%.
A pesquisa registrou ainda 11% de votos brancos e nulos e outros 9% que não sabe em quem votar ou não respondeu.
Questionado se existe a possibilidade do candidato Alfredo reverter o quadro eleitoral, Paranhos comentou que é possível, principalmente quando se avalia os votos que se declararam indecisos.
“É reversível sim, são quatros pontos de diferença, considerando aí os votos brancos, nulos e os que não sabem ou não responderam, que diferencia o Alfredo do JHC. Eles estão empatados tecnicamente, mas o cenário é melhor para o JHC e isso pode até influenciar eleitores”, afirmou.
A pesquisa mostra também que a taxa de votos brancos, nulos, não sabem ou não respondeu somados, corresponde a 20%. “O branco e o nulo é um voto decidido, mas o não sabe ou não respondeu é geralmente aquele voto decidido de última hora, que é decidido na noite anterior e você têm 9% de margem pra fazer uma diferença”, explicou.
Os debates
O professor universitário acredita que os dois debates que ainda faltam a serem realizados não mudará muito o cenário de pesquisas.
“Tem dois debates pela frente, eu não acredito que os debates tragam muita novidade, não acredito que eles mudem muita coisa, pelo fato das propostas já terem sido todas apresentadas no primeiro turno e também todas as acusações e defesas já terem sido feitas”, finalizou.
A pesquisa
O Ibope ouviu 504 eleitores entre 21 e 23 de novembro. O nível de confiança utilizado é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual cenário eleitoral caso as eleições acontecessem hoje. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número AL- 08875/2020 e encomendada pela TV Gazeta.
A margem de erro do levantamento é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.