Giro político por: Piranhas, Delmiro, Cajueiro,Capela, Olho d'Água das Flores, Mata Grande, Paulo Jacinto, Porto Calvo e Japaratinga

17/11/2020 17:39 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

Piranhas- Nem a presença do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, uma semana antes da eleição lá em Piranhas, inaugurando a maior obra já vista até hoje naquele município, que foi a adutora do Piau, levantou a moral da campanha da prefeita Maristela (PP). A gestora perdeu o pleito para Tiago Freitas (MDB), que é irmão da ex-prefeita Melina de Freitas. A prefeita levou uma lapada de 1.368 votos de diferença. O garotão eleito agradece a força do tio, o deputado Inácio Loiola e da mana, Melina, atual secretária de Cultura de Alagoas, que se empenharam de corpo e alma. 

Delmiro Gouveia - A ex-deputada Ziane Costa (MDB) impediu nas urnas a reeleição do Padre Eraldo (PSD) ao derrotá-lo com uma diferença de 2.059 votos. A eleição teve cinco candidatos disputando a Prefeitura.  O Renato Oliveira (PSB) teve 4.902 votos, Domingos Bezerra (PSDB) - 1.679 votos e  Carlos Varjão (PTB) - 548 votos. A candidata eleita entrou na carona do nome do pai, Lula Cabeleira, ex-prefeito por vários mandatos, detentor de um carisma sem igual na região. 

Cajueiro- Virou uma praxe em Cajueiro o revezamento de poder entre os candidatos Palmery (MDB) e Lucila Toledo (Podemos) a cada eleição. No domingo a candidata que é mãe do deputado Bruno Toledo, derrotou seu adversário com uma vantagem de 830 votos. Em 2016, Lucila tentava sua reeleição, mas foi derrotada para o próprio Palmery por uma diferença de 354 votos. 

Capela- Em Capela o prefeito Adelminho Calheiros (MDB) superou pela segunda vez  consecutiva mais uma acirrada eleição envolvendo ele com o ex-prefeito Eustaquinho Moreira (Podemos). Desta vez o placar foi de 5.203 votos contra 4.687, ou seja, venceu a reeleição com uma diferença de 516 votos. Na eleição de 2016, Adelminho vencera com uma vantagem de 604 votos, ocasião em que  impediu a reeleição de seu opositor. Fernando Malta (MDB) foi o vereador mais votado este ano, ao se reeleger com 557 votos. É filho da vice-prefeita Eliane Malta, reeleita para um terceiro mandato de vice. 

Olho d’Água das Flores - O candidato Zé Luiz (PP) conseguiu derrotar nas urnas o atual prefeito Nen de Humberto (PL). O ex-vereador que já foi um grande aliado de seu opositor obteve uma diferença de 707 votos. E como se não bastasse, Zé Luiz teve o privilégio de contar com seis vereadores de seu partido eleitos, garantindo assim de forma já antecipada a maioria na Câmara, que conta com 11 parlamentares no geral. O curioso é que em 2016 os dois se enfrentaram, quando  Nen superou Zé Luiz por uma diferença de apenas 18 votos.   

Paulo Jacinto - Chicão candidato do Democratas foi o grande carrasco do prefeito Marcos Lisboa (MDB) na eleição de Paulo Jacinto. Foi eleito com 530 votos de vantagem. Chicão tem 51 anos, é casado, tem curso superior completo e declara ao TSE a ocupação de vereador. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 101.252,30. Sua  vice é Zilda, do PROS, que tem 47 anos. Marcos Lisboa é o cidadão que mais tem mandatos de prefeito naquele município. Tirou dois mandatos seguidos, depois elegeu o candidato Nildo como prefeito, e em seguida ganhou a eleição de 2016 e tentava agora seu quarto mandato. 

Porto Calvo- A falta de habilidade política do prefeito David Pedrosa (MDB) se esbarrou nas urnas do último domingo, quando o eleitor resolveu escolher outro administrador para a terra de Calabar. A vencedora foi candidata Eronita Leão (PSD) que teve seu nome lançado praticamente em cima da hora pelo ex-prefeito Kaika, que é seu irmão. Simplesmente o prefeito tomou uma varada de  3.812 votos de diferença. O empresário Antônio Carlos (PMN) que já foi prefeito teve apenas 1.114 votos,  e o “poca-urna” Jefferson teve somente 249 votos. 

Japaratinga- Em Japaratinga, litoral Norte de Alagoas a farra política da família Loureiro agora foi pro beleléu. Isso porque o prefeito Klever Loureiro Júnior (PP) não logrou êxito nessa sua reeleição, visto que foi derrotado para o candidato José Severino da Silva, o Déo (PTB). O futuro prefeito teve 3.044 votos contra 2.453 do Klevinho.  Bruno Loureiro irmão de Klever já foi prefeito durante dois mandatos. Déo tem 59 anos, é casado, tem ensino médio completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio. O vice é Jal, do PSDB, que tem 47 anos. 

Mata Grande - Erivaldo Mandú (PTB) comemorou em grande estilo a vitória de sua reeleição, ao derrotar o candidato Júlio de Hélio (PDT) com 57,90% dos votos válidos. Seu partido também conseguiu fazer nove vereadores eleitos que vão formar a bancada de 11 parlamentares na Câmara, juntos com um do MDB e outro do PDT. Foram 7.434 votos que Mandú alcançou, contra 5.406 de seu adversário. 

Mata Grande II- Um detalhe curioso é que esse ano também, Júlio perdeu seus pais, Hélio Brandão ex-prefeito de Mata Grande, vitima de infarto corrido no dia 28 de julho e Cristina Brandão, que foi prefeita de Joaquim Gomes, ela que morreu no dia 15 de outubro com o coronavírus,  

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..