Quilombo dos Palmares é destaque de livro lançado pelo professor e historiador Zezito Araújo

16/11/2020 14:54 - Educação
Por Assessoria
Image

A Editora CESMAC, em conjunto com a Editora da Universidade Estadual de Alagoas – Eduneal, lança o livro “Quilombo dos Palmares – Negociações e Conflitos”, do autor e historiador Prof. Me. Zezito Araújo. A solenidade de lançamento acontece na quarta-feira (18), às 19h, na sala virtual de Extensão do Cesmac.

A publicação celebra os 40 anos do Memorial Zumbi dos Palmares e a retomada da Serra da Barriga pelo Movimento Negro brasileiro. Em agosto de 1980, em Alagoas, ativistas do movimento negro e representantes de instituições públicas, municipal, estadual e federal, criaram o Conselho Geral do Memorial Zumbi. O objetivo foi recontar a História do Quilombo dos Palmares, a partir da História da população negra na diáspora, concretizado com o tombamento da Serra da Barriga em 1985.

O Prof. Me. Zezito de Araújo destaca, que “na trajetória de uma História Negra, contada e reescrita por nós negros e negras, retomei a História do Quilombo dos Palmares, mostrando a importância da sociedade palmarina para a compreensão da formação da sociedade brasileira. De forma didática, ressalto aspectos importantes, negado ou negligenciada pela história oficial, para possibilitar aos leitores analisar a história palmarina sob nova ótica. Destaco as negociações entre quilombolas e senhores de engenho, o acordo de paz assinado realizado entre Ganga Zumba e a Coroa portuguesa; a luta pela posse das terras quilombolas, que foi a razão principal para a destruição da sociedade palmarina”, detalha.

Além do autor da obra, também estarão presentes no lançamento o vice-reitor do Cesmac e historiador Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, o coordenador geral de extensão Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, o Prof. Me. Lepê Severino do Ramo Correia, de Pernambuco, além do diretor da Eduneal Prof. Renildo Ribeiro.                    

Serviço

Evento: Lançamento do livro “Quilombo dos Palmares – Negociações e Conflitos”

Local: Sala Virtual de Extensão do Cesmac - Plataforma Collaborate (https://us.bbcollab.com/guest/37c196dc8c8145cd8d21920b8cd5af7c )

Data/Horário: 18 de novembro, às 19h

Contato/Informações: 3215-5094 ou extensao@cesmac.edu.br

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..