Moradores do bairro Bom Sucesso ganham moderna academia de saúde

13/11/2020 17:14 - Interior
Por Redação
Image

A população de Arapiraca ganha nova Academia de Saúde,  nesta sexta-feira (13), no bairro Bom Sucesso.  O aparelho é uma  das obras  que estava paralisada e foi retomada pela atual Administração Municipal. E agora, após dois meses de trabalho acelerado, entregue aos arapiraquenses.

A obra da Academia de Saúde do bairro Bom Sucesso, iniciada em 2019, passou por várias etapas e paralisação, até este momento do início das atividades . Além da comunidade do bairro Bom Sucesso, o equipamento público vai melhorar a saúde e qualidade de vida dos moradores da localidade e dos moradores da região circunvizinha.

A partir desta entrega, com a presença da secretária de Saúde, Camilla Cinthia Veiga, técnicos da pasta e a população, os arapiraquenses contam com o serviço de três polos de Academias da Saúde, além do bairro Bom Sucesso, no Verdes Campos e na Perucaba.

O serviço faz parte das estratégias de cuidado integral na Atenção Básica de Arapiraca, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atencão Básica (Nasf-AB), através da Superintendência de Atenção à Saúde.

Na programação de entrega da Academia de Saúde, atividades de alongamento, trabalho de mobilidade, dinâmicas e práticas corporais, ministradas educadores físicos para a população.

                                                                                                                                                                                      Estrutura

Academias de Saúde são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, com o objetivo de promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.

Segundo o engenheiro Sebastião Ferreira Neto, responsável pela obra, o equipamento contempla um espaço multiuso com diversos equipamentos para exercícios físicos. E ainda conta com espaço de vivência, com estrutura de apoio, banheiros com acessibilidade, copa, depósitos e sala de orientação.

“Na Academia de Saúde, os moradores poderão realizar exercícios físicos ao ar livre e em ambiente coberto”, completou

Atividades

Entre as ações desenvolvidas nas Academias da Saúde estão: Grupos de Atividade Física, Avaliação Física, Grupos de Alívio da Dor e Práticas Integrativas e Complementares, Grupo de Transição Alívio da Dor para a  Atividade Física.

De acordo com Yago Torres, gerente das Academias de Saúde, todas as atividades realizadas nos polos são desenvolvidas por profissionais qualificados para assistir os usuários.

Como participar

Para participar do Grupo de Atividade Física, o recomendado  é que os usuários procurem a sua Unidade Básica de Saúde (UBS), de onde são encaminhados para o serviço, ou as próprias academias, com atestado médico. Já para as demais atividades, a exemplo do Grupo Alívio da Dor, a partir da UBS, o encaminhamento é realizado pelas equipes de Saúde da Família, que direciona para os fisioterapeutas do NAsf-AB

"Antes de ser inserido em qualquer das atividade, os usuários passam por  anamnese que avalia as suas condições de saúde. Em caso de diagnóstico de risco, o usuário é orientado a retornar à UBS”, ressaltou o gerente.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..