Justificativa de voto por meio de aplicativo pode diminuir número de eleitores nas urnas

12/11/2020 06:53 - Eleições
Por Redação
Image

Devido a pandemia, a Justiça Eleitoral disponibilizou para os eleitores uma atualização no aplicativo e-Título que permite o eleitor justificar sua ausência no pleito por meio do aplicativo e essa modalidade pode afetar diretamente o número de eleitores nas urnas. 

O receio do número de eleitor ser baixo no dia da votação tem sido uma preocupação de diversos candidatos nas ruas, principalmente daqueles que contam com o voto de opinião. Mas a Justiça Eleitoral vem usando todos os protocolos sanitários para garantir a segurança dos eleitores. 

A justificativa do voto pode ser feita pelos eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral ou que não puder ir registrar seu voto por qualquer outro motivo, pode justificar ausência de forma virtual, sem sair de casa, através do Sistema Justifica. 

Uma das funcionalidades do Sistema Justifica é a possibilidade de o eleitor justificar ausência por não estar em seu domicílio eleitoral utilizando o sistema de georreferenciamento do aparelho celular ou tablet. A nova versão do aplicativo com o serviço citado ficou disponível  terça-feira (10). Portanto, quem já tiver baixado o e-Título precisa ficar atento para obter a atualização.

Justificativa por outras razões, como motivos de saúde, também poderá ser feita no aplicativo, num prazo de 60 dias após o término do primeiro e do segundo turno (este último, caso ocorra). Um campo para anexar arquivos, como laudos médicos, estará disponível aos eleitores.

Para justificar o voto pelo e-Título, o eleitor deve seguir os passos: baixar o aplicativo - que é disponibilizado gratuitamente nas plataformas Google Play e App Store - e realizar o cadastro na plataforma. Com o registro feito, basta ir em “mais opções” e depois em “justificativa de ausência”. O procedimento deve ser feito para cada turno separadamente.

Vale lembrar que o Requerimento de Justificativa Eleitoral continua disponível e segue sendo alternativa para comunicar o motivo da ausência. Ele pode ser entregue em qualquer zona eleitoral ou enviado ao juiz da zona eleitoral na qual a pessoa for inscrita. Em ambos os casos, a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito tem de ser enviada junto com o formulário.

*Com informações de agências. 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..