Como prevenir que roubem seus dado: Aprenda a proteger seu telefone celular

09/11/2020 08:47 - Tecnologia
Por redação

Tradicionalmente o roubo de dados era uma dor de cabeça reservada apenas para celebridades, mas preocupações com o hacking de smartphones cruzaram essa barreiras.

Agora essa é uma preocupação legítima para qualquer pessoa que possua um telefone graças a popularização dos aplicativos com função espião para celular.

Mas isso é realmente um problema sério para pessoas normais? Suas mensagens são tão interessantes que alguém invadiria sua privacidade para ouvi-las? 

Os riscos de segurança da invasão de telefones

Existem muitos métodos usados por hacker para invadir seu telefone, vão desde invadir uma conversa de alguém, até invadir dados armazenados em um smartphone.

Embora o medo do desconhecido possa manter qualquer pessoa no limite, a pessoa com maior probabilidade de invadir sua conversa será alguém que você já conhece.

No mundo móvel de hoje, a invasão de telefones cresce continuamente como um problema de segurança. 

As pessoas armazenam cada dia mais dados confidenciais em seus dispositivos. Devido a isso a oportunidade de explorar fraquezas relacionadas a privacidadetorna tudo mais fácil para inimigos comerciais, ex parceiros ou um estranho ocasional.

Hackers podem causar grandes estragosexcluindo os seus dados, além de instalar softwares maliciosos que roubam informações de contas bancárias e e-mails particulares. 

Então, como você pode tornar as coisas mais difíceis para os hackers?

Como proteger seu telefone de hackers

Se você quiser ser proativo, há várias medidas que você pode tomar para se proteger contra hackers ao telefone, a maioria das quais envolve o bom senso. 

Além disso, existem métodos avançados para garantir que seu telefone seja o mais seguro possível.

Dicas básicas de segurança

Para usuários casuais de telefone, aderir ao básico é um ótimo lugar para começar quando se trata de bloquear esforços de hacking simples:

  • Não deixe em nenhum momento seu telefone sem supervisão. Manter o celular com você o tempo todo em um local público é a primeira e melhor regra a seguir.
  • Mude a senha do seu telefone com frequência. Seu telefone provavelmente vem com uma senha padrão simples e previsível, e aqueles que a conhecem podem usar isso a seu favor.
  • Gerencie sua segurança de conexão Bluetooth. Evite usar redes Bluetooth desconhecidas e desligue a função Bluetooth quando não estiver utilizando.

Formas avançadas de prevenção de hackers ao telefone   

Se você ainda está preocupado com hackers, existem outras etapas que você pode seguir para se proteger. No entanto, levar as coisas longe demais vai anular o propósito de ter um smartphone.

  • Evite WiFis públicos desprotegido. Os hackers costumam ter como alvo locais importantes, como contas bancárias via WiFi pública, que muitas vezes podem estar desprotegidas graças a padrões de segurança fracos ou inexistentes.
  • Desligue a função de preenchimento automático. Ao deixar o recurso desativado, você pode evitar que dados pessoais sejam acessados.
  • Utilize um aplicativo de segurança para aumentar a proteção. Para proprietários de Android, o Webroot oferece o aplicativo multifuncional Mobile Security para Android que fornece proteção antivírus e permite que você localize, bloqueie e limpe seu telefone remotamente no caso de perdê-lo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..