Deputado estadual Inácio Loiola (PDT) depois de ter gravado um vídeo no início deste ano, e que ainda hoje corre pelas redes sociais, desafiando a conclusão da maior obra já vista no município de Piranhas -a Adutora do Distrito do Piau- ao que parece agora ficou sem moral na qualidade de opositor para atacar sua adversária e pedir voto para o sobrinho que vai concorrer a Prefeitura contra a prefeita Maristela (PP). É que a obra que custou mais de 12 milhões de reais foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro na presença de dois ministros e do senador Fenando Collor.
Leia o trecho da narração contida no vídeo gravado pelo deputado Inácio Loiola: “Vejam esse vídeo aí! Esse dinheiro foi liberado há dois anos e a obra veio ser iniciada agora! Eu quero dizer a todos que assistiram esse vídeo que eu desafio se essa obra for inaugurada daqui para o dia 31 de dezembro, eu renuncio o meu mandato de deputado estadual. Podem chegar os canos, mas a água não chega! Isso é uma obra enganosa. Esse dinheiro foi liberado há dois anos e já foi desviado; e agora estão enganando dizendo que vai chegar água nos próximos dias no Piau; isso é fak, isso é mentira, isso é enganação!”
O Sistema de Abastecimento de Água, que recebeu R$ 12 milhões da Funasa, atenderá cerca de 10 mil pessoas da área rural de todo entorno do Distrito de Piau, por meio de captação de água no Trecho III do Canal do Sertão Alagoano, que já está em operação. E como se não bastasse aos gritos de mito dentre os que acompanharam o evento, Bolsonaro assinou a liberação de quase R$ 15 milhões para sequência das obras do trecho IV do Canal do Sertão.
Embate
Inácio Loiola foi derrotado na eleição municipal passada para a prefeita Maristela Sena Dias, por uma diferença de apenas 270, numa eleição que contou com cerca de 14 mil votos válidos. Dois anos depois ele foi eleito deputado. O discurso do grupo da prefeita eleita Maristela foi e continua sendo agora nessa sua reeleição contra a família de Inácio, é sobre o escandaloso rombo de mais de 16 milhões nos cofres da Prefeitura de Piranhas, cuja protagonista dessa história é sua sobrinha, Melina de Freitas, então prefeita e que hoje comanda a Secretaria de Cultura de Alagoas. Detalhe: o irmão da Mellina, Tiago Freitas (MDB) é o candidato da família na disputa pela aquela Prefeitura, prometendo fortalecer o desejo de mudanças dos rumos administrativos.