Justiça condena candidato que fez fake news de pesquisa eleitoral na Barra de Santo Antônio

31/10/2020 09:02 - Política
Por Redação
Image

A Justiça Eleitoral condenou o candidato a vereador de Barra de Santo Antônio, Adálio Rios, a pagar uma multa de R$ 53 mil por falsificar e divulgar uma pesquisa beneficiando a sua candidata a prefeita, Lívia Carla.

Rios usou uma pesquisa de intenção de votos do Instituto Ibrape, realizada no município entre o final de setembro e início de outubro deste ano, apontando a preferência de 51% para a atual prefeita Emanuella Moura contra 28% de Lívia, truncou os números e montou um resultado falso com 53% para Lívia e 35% para Emanuella, divulgando esses percentuais inverídicos em redes sociais.

Para dar veracidade à fake news, o candidato a vereador colocou na montagem os dados de registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A ação foi ajuizada contra Rios pela coligação da prefeita Emanuella Moura e reconhecida pela justiça, com fundamento na prática de infração ao artigo 33, parágrafo 3º, da Lei 9.504/97, e no dispositivo supra e no artigo 17 da Resolução 23.453/2015.

O caso segue agora para o Ministério Público Eleitoral.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..