Rodrigo Cunha quebra silêncio, declara apoio à Fabiana Pessoa e surpreende eleitores

29/10/2020 23:21 - Coluna Labafero
Por Coluna Labafero
Image

Após silêncio costumaz e a pouco mais de quinze dias para a eleição, o senador Rodrigo Cunha, enfim, definiu para quem voltar seu apoio à Prefeitura de Arapiraca, sua cidade natal.Nesta sexta-feira (29), o parlamentar apareceu nas redes sociais ao lado de Fabiana Pessoa (Republicanos). Eles selaram a parceria tomando café da manhã, em uma panificadora tradicional no município. 

Após a divulgação da escolha de Cunha, muitos eleitores e internautas iniciaram uma série de questionamentos e memes, insinuando uma suposta “traição”, por parte do senador. Isso porque Rodrigo era aliado e amigo de Rogério Teófilo, prefeito que encabeçava a chapa na qual Fabiana Pessoa era vice e que morreu em agosto deste ano.

Como é do conhecimento dos alagoanos, principalmente dos Arapiraquenses, Fabiana Pessoa e Rogério Téofilo não tinham um bom relacionamento político. Ainda como vice-prefeita ela chegou a protocolar um pedido, na Câmara Municipal, exigindo a presença do prefeito na prefeitura, mesmo sabendo que ele fazia um tratamento de saúde em Maceió. Sem mencionar os episódios “desrespeitosos e apressados”, após a morte de Teófilo.

Onde Cunha entra nisso? Ele era amigo de Teófilo, que o apoiava e o incentivava. A surpresa de alguns eleitores de Arapiraca é, de certa forma, compreensível, visto que havia certa animosidade entre o amigo de Cunha e sua agora aliada.

 O filho de Rogério Teófilo, Moacir Teófilo é presidente do diretório municipal do PSDB, legenda comandada por Cunha no estado. Mais de dois meses da morte do pai, Moacir ainda não declarou apoio a nenhum candidato, provavelmente aguardando uma posição do chefe estadual do partido. Rodrigo participou da convecção do PSDB em Arapiraca, onde homologou as candidaturas de vereadores, e posou ao lado de Moacir e da viúva de Rogério Teófilo, Lúcia Cajueiro.

Tracizo Freire, outro candidato na disputa pela prefeitura de Arapiraca, foi aliado de Rogério Teófilo e assim como Cunha tinha indicações em secretarias, talvez por isso era visto por alguns como a escolha mais óbvia a ser feita pelo senador. Teófilo foi eleito vice-prefeito da cidade, em 2008, na chapa encabeçada por Luciano Barbosa, que, em meio a tumultuada situação de sua candidatura, também era uma opção.

No entanto, passada a surpresa, o eleitorado entende que política é um jogo de conveniências, interesses e cada um procura e se alia ao que for melhor para si.

Cunha já é conhecido por ficar em cima do muro e não se posicionar, ao menos publicamente, em algumas situações, como ocorreu no pleito no qual foi eleito, onde ele não declarou apoio abertamente a nenhum candidato à Presidência.

A ausência e o posicionamento de Rodrigo Cunha no pleito municipal eram muito aguardados e especulados no meio político. Após se manter em silêncio, enfim ele desceu do muro. Resta saber se para o lado certo.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..