Candidaturas de indígenas dobram em AL no pleito de 2020 em comparação a 2016

29/10/2020 11:53 - Eleições
Por Raíssa França
Image

O número de candidaturas declarados indígenas cresceu 26,6% no país em relação ao pleito de 2016, segundo dados disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Alagoas, a candidatura de indígenas dobrou em 2020 em comparação ao ano de 2016. A análise foi feita através do Divulgacand do TSE nesta quinta-feira (29).

Mesmo sendo o dobro, os indígenas representam apenas 0,56% das candidaturas. Segundo dados que constam no Divulgacand, dos 7.535 candidatos para o pleito de 2020 em Alagoas, 42 são de pessoas que se declararam indígenas. 

Do total, 39 estão como candidatos a vereadores. Apenas um indígena é candidato a vice-prefeito e dois disputam à Prefeitura do município de Pariconha.

Os dois que disputam são indígenas e de partidos diferentes. São eles: Antônio Telmo Noia, do PP e Nina Cacique, do PCdoB.

Até a publicação desta matéria, a candidatura de Antônio estava deferida e Nina Cacique, indeferida.

Em 2016, ainda conforme o Divulgacand, cinco vereadores indígenas foram eleitos. Sendo dois em Porto Real do Colégio, dois em Canapi e um em São Sebastião. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..