Mulher, solteira, negra e com ensino médio completo; confira o perfil das candidatas em AL

23/10/2020 12:12 - Maceió
Por Raíssa França
Image

Mulher, solteira, negra, com a faixa etária de 35 a 39 anos e com o ensino médio completo. Esse é o perfil médio das candidatas que disputam as eleições deste ano em Alagoas. Para análise, o Cada Minuto usou os dados de candidaturas divulgados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundos dados, Alagoas tem 7.510 candidaturas, entre homens e mulheres. Entretanto, os homens ainda são maioria dos candidatos. São 5.029 candidatos, representando 66,8%. Quando se fala em mulheres, o número é menor. São 2.499 candidatas em Alagoas, correspondendo a 33,2%.

Quando se faz uma análise com relação aos cargos que elas concorrem, a maioria delas são candidatas ao cargo de vereadora em Alagoas. No total, são 2.358. Dos 102 municípios, apenas 62 mulheres disputam o cargo de prefeita e 79 de vice-prefeita.

Se analisado os partidos com mais mulheres, o MDB é o que lidera. Ao todo, são 407 mulheres no partido. Em segundo lugar, vem o PP e em terceiro, o PTB.

Diferentemente dos homens, a maioria das mulheres que estão candidatas em Alagoas são solteiras. São 1.160 candidatas que se declararam solteiras e 1.013 casadas.

Sobre a raça, a candidaturas de negras são dobro de brancas em Alagoas. Se declararam pardas, 1.431 candidatas, 816 brancas e 193 pretas.

Quando se fala em faixa etária, as mulheres estão buscando a política mais cedo. Enquanto a maioria dos homens que estão disputando as eleições estão entre 40 e 44 anos, as mulheres de 35 a 39 anos lideram. Segundo o TSE, são 419 candidatas nesta faixa etária.

No grau de instrução, 921 candidatas informaram que possuem ensino médio completo e 727 o superior completo.

Leia Mais: Perfil médio do candidato nas eleições em AL é homem, negro, casado e com ensino médio

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..