Instituto Paraná: Alfredo e JHC empatam tanto na espontânea quanto na estimulada

13/10/2020 10:10 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Mais uma pesquisa eleitoral – divulgada no dia de hoje, 13 – mostra o empate técnico entre os postulantes ao cargo de prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e João Henrique Caldas, o JHC (PSB). 

O cenário é praticamente o mesmo que foi divulgado pela pesquisa do Ibope. A diferença é muito pouca. 

Pelo retrato do momento, a eleição é disputada, mas mostra um crescimento de Alfredo Gaspar, que no período pré-eleitoral era o segundo colocado e JHC tinha uma folga. A realidade de hoje deve preocupar o candidato do PSB. 

No Ibope, Alfredo Gaspar aparece ligeiramente na dianteira, mas em função da margem de erro, a situação é de empate. 

De acordo com os números da recente pesquisa do Instituto Paraná, JHC aparece na liderança com 26,9% dos votos. Alfredo Gaspar – entretanto – surge com 25,9%. Na prática, a mesma coisa. Eleição disputadíssima e – diante desses números – com a certeza de segundo turno. 

Outra realidade atestada pelo Instituto Paraná é a dificuldade da campanha de Davi Davino Filho (Progressistas) decolar. Nas pesquisas do período pré-eleitoral, sem a presença da candidatura de Cícero Almeida (Democracia Cristã), Davino era o terceiro colocado e chegava a ter dois dígitos. 

Com Almeida, a situação mudou. O candidato o Democracia Cristã é o terceiro colocado com 9,1%. Davi Davino Filho passou a amargar a quarta posição com 4,1% das intenções de voto. 

Lenilda Luna (Unidade Popular) surge em quinto lugar com 2,1%. O direitista Josan Leite (Patriotas) ficou com 1,9% das intenções de voto, seguido por Valéria Correia (PSOL), que tem 1,6%. O candidato do PT, Ricardo Barbosa, tem 1,6%. Corintho Campelo aparece com 0,7% e o último colocado é Cícero Filho (PCdoB) com 0,4%. 

Um dado que chama atenção no levantamento feito pelo Instituto Paraná é em relação ao levantamento espontâneo. Nesse, quando o eleitor cita o candidato sem que lhe seja apresentado uma lista dos postulantes, o quadro se inverte. Alfredo Gaspar aparece em primeiro lugar com 12,2%. JHC fica com 11,5%. Porém, diante da margem de erro, também se configura empate. 

É válido ressaltar que – avaliando as pesquisas feitas até aqui – o empate técnico simboliza um crescimento de Alfredo Gaspar, assim como a entrada de Cícero Almeida mais prejudicou Davi Davino Filho. 

A pesquisa do Instituto Paraná foi divulgada pelo Diário do Poder e se encontra registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), com o número AL-02982/2020. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..