Beijos, abraços e até choro: muvuca na rua é (ainda) a cara de uma campanha eleitoral

08/10/2020 09:42 - Eleições
Por Redação
Image

Se você tivesse de escolher, qual seria a imagem que poderia sintetizar uma campanha eleitoral? Um comício, com o candidato em cima de um palanque, rodeado de aliados, resume bem a coisa? Ou talvez você escolhesse uma cena de carreata, com dezenas e dezenas de veículos, numa fila a perder de vista, e o candidato em cima de uma caminhonete, acenando para esquinas e calçadas cheias de eleitores. As bandeiras a tremular com o rosto estampado do concorrente a prefeito daria uma boa fotografia para ilustrar a alma de uma campanha. Pode ser.

Bem, a era do grande comício – que um dia foi chamado de “showmício” – acabou para sempre. E já faz tempo que isso aconteceu. Aqueles eventos com atrações musicais contratadas a peso de ouro foram banidos da paisagem, por decisão do Congresso, no distante ano de 2006. Foi uma maneira de coibir o abuso de poder econômico e tornar a disputa um pouco mais igualitária. Claro que isso não resolveu o problema da disparidade no quesito dinheiro. De todo modo, foi um avanço.

Mas uma imagem que sem dúvida traduz o espírito de uma corrida eleitoral é o candidato no corpo a corpo com Sua Excelência, O Eleitor. É na rua, nas caminhadas, que o clima da campanha aparece na plenitude, digamos assim. E, uma vez na rua, mais do que os passos largos e acenos e cumprimentos rápidos, o ápice é o abraço forte no povão. Até parece que é um encontro de velhos amigos – o cidadão simples e o caçador de votos.

Tudo bem que os tempos são de tecnologia digital no mais extremado avanço que já se viu. E por que isso agora? É porque a era do virtual é tão acachapante que tem gente pensando que tudo está na tela de um telefone celular. Tudo é rede social e interação. Sendo assim, pode-se ganhar uma eleição pelo contato virtual, das redes. Seria o atestado de morte das campanhas tradicionais, que existem desde que as eleições foram inventadas.

Mas não. É na rua, no corpo a corpo, sim, que um bom candidato ainda tem muito a ganhar. É por isso que, mesmo com tanta novidade, a campanha tem mais cara de campanha pra valer quando vemos aquela muvuca de apertos de mão, beijos e abraços entre candidatos e eleitores. Em algumas situações, sai até choro nesses inusitados encontros de seres de verdade com seres da política. E nem a pandemia do novo coronavirus foi capaz de barrar essa tradição milenar.  

Por isso, seja qual for a sua cidade, tão certo quanto a madrugada sucede a noite, pode apostar que um candidato vai passar por aí. Se não der para ele atravessar precisamente a rua em que você mora, estará nos arredores da praça que fica logo ali. A campanha está em todos os meios, do adesivo para carro ao vídeo zoeira no WhatsApp. Mas antes dessa operação “midiática”, tudo começa, ganha força e se expande no meio da rua. Ainda não se inventou nada que substitua essa antiga (e singela) forma de pedir votos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..