Famílias alagoanas que receberam os pacotes com sementes de plantas desconhecidas através dos Correios devem entregar o material nos locais de recolhimentos distribuídos no estado. As sementes começaram a chegar ao estado junto encomendas feitas pelos alagoanos vindas de países asiáticos. 

Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que todo o estado tem a disponibilidade de 15 postos da Agência, além de 69 escritórios que estão recebendo o material. 

De acordo com Maria Rufino, funcionária da Adeal, é fundamental que a população não tenha contato com  as sementes nem tentem abrir as embalagens e ainda não tentem plantar, já que sua origem é desconhecida. 

O Ministério da Agricultura informou que até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram Maranhão e Amazonas. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.

As primeiras análises mostraram que  foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhados ao Ministério.

*Com informação do Ministério da Agricultura.