Uma professora denunciou ao Cada Minuto possíveis ‘irregularidades’ com relação à educação da cidade de Messias, em Alagoas. Segundo Rozi Rodrigues, a gestão da cidade está usando a nota do IDEB para dizer que a educação de Messias é referência.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador usado para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas, essa meta foi alcançada em Messias que ficou em 8º lugar em Alagoas e em primeiro no ranking da 12ª Gerência Regional de Ensino (GERE) que abrange outras cidades do estado.
A professora comenta que se faz presente a tentativa de maquiar a real situação da educação em tempos de eleições em Messias. “Em 2020, às pressas, iniciou-se a construção de uma escola na qual dizem ser de educação em tempo integral, com os 40% dos precatórios do FUNDEF. Uma escola de tempo integral, que ainda será inaugurada, para uma população com mais de 18 mil habitantes. Quantas e quais famílias serão atendidas?”
A professora destaca ainda outro aspecto na realidade da educação em Messias: o reajuste salarial dos profissionais da educação. Para ela a situação causa revolta aos profissionais, e o diálogo com os profissionais da educação é o centro para a construção de uma gestão participativa. “Vez que o governo federal deu 12,84% de reajuste no ano de 2020 e o governo municipal deu 0% de aumento, sem nenhuma explicação para a categoria”, diz.
Em relação ao salário dos profissionais da educação do município, Rozi explica que os funcionários que são contratados têm uma remuneração irrisória. “O contratado pode ter a especialização que for, mas ele vai receber apenas um salário mínimo” diz.
Dentro dessa mesma perspectiva, para Rozi a educação infantil, etapa escolar para as crianças de 0 a 5 anos, tem a sua oferta limitada em Messias. “Por mais de 16 anos da atual gestão, tinha-se apenas uma creche para toda a população na zona urbana. Com a política do governo federal, o município foi contemplado com uma construção da creche do PROINFÂNCIA, atendendo mais um contingente de famílias. No entanto, cabe destacar que a educação infantil tem uma especificidade, as turmas não podem ultrapassar 15 crianças para que efetivamente possa se trabalhar de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.” Comenta a professora.
“Outra situação complicada que as famílias messienses estão passando é acerca do Kit Merenda. Estamos há 7 meses na pandemia, as crianças fora da escola, e a prefeitura municipal deu apenas 2 kits merendas de péssima qualidade, sem a contra partida da prefeitura. A justiça deu o prazo para regularizar até o dia 30 de junho, caso contrário a prefeitura iria pagar multa, mas nada se foi feito.” comenta a professora sobre a situação dos kit merenda
Segundo informações, no o âmbito pré-escolar, as instituições que recebem as crianças de 3 a 5 anos não têm uma estrutura adequada, não há espaços para desenvolver brincadeiras, atividades diversificadas e um currículo pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Além disso, a professora destaca a falta de concursos no município. “Concurso não tem há anos onde futuramente podemos ter problemas na previdência, pois precisa dos efetivos para gerar esses recursos”, comenta.