De acordo com os dados levantados pela Defensoria Pública do Estado, Alagoas registra aumento de reclamações sobre golpes virtuais. Outros casos recorrentes que tiveram aumento durante este período são: reclamações sobre o aumento no preço de planos de saúde, contas de energia e água.
Ao CadaMinuto, a defensora pública do Direito do Consumidor da Defensoria Pública de Alagoas Norma Negrão, relata que reclamações aumentaram em meio à pandemia do novo coronavírus. Entre as principais reclamações estão o aumento no número de golpes virtuais aplicados contra os consumidores alagoanos.
“Os casos são graves, porque os consumidores estão sendo vítimas de quadrilhas de estelionatário, justamente num período de maior vulnerabilidade pra todos eles”, contou.
A defensora destacou ainda que, a Defensoria Pública do Estado registou mais de 20 casos de denúncias graves durante o período da pandemia. “A situação é grave e as pessoas precisam estar atentas e evitar na medida do possível não cair nesses golpes, porque o dinheiro muito provavelmente não terá como ser recuperado. As quadrilhas estão cada vez mais especializadas em aplicar esses tipos de golpe”, relatou.
Norma Negrão informou também que, os golpes são muito bem feitos e normalmente fica imperceptível a falsificação do documento, a ponto das pessoas não conseguirem distinguir a diferença. Assim, na maioria das vezes os danos são irreversíveis e a vítima não consegue o dinheiro de volta.
“As quadrilhas estão cada vez mais especializadas em aplicar esses tipos de golpes, tive caso de pessoas desempregadas que caíram e perdeu muito dinheiro”, finalizou.
Golpe do WhatsApp
O golpe do clone do WhatsApp, como é popularmente conhecido vem ganhando um novo formato para que novas pessoas possam serem vítimas deste tipo de crime. Desta vez, as vítimas estão sendo pessoas que costumam utilizar plataformas de comprar e venda para anunciar seus produtos na internet.
O delegado José Carlos, titular da delegacia que investiga Crimes Cibernéticos, alerta que para evitar cair em golpes como esse, é necessário que usuários do aplicativo jamais forneçam o código do WhatsApp, revendidos através de SMS a terceiros, tampouco através de ligação telefônica e mensagens de texto.
José Carlos recomenda ainda que o usuário deve ativar a verificação do WhatsApp em duas etapas. "Para fazer isso o usuário deve acessar as configurações do aplicativo, depois deve acessar o botão com o nome conta e por fim apertar no botão verificação em duas etapas", ensinou.
*Com supervisão da editoria.