A Polícia Rodoviária Federal (PRF)  prendeu quatro pessoas durante fiscalizações realizadas nesta segunda-feira (05), entre os crimes estão, conduzir veículo sem habilitação, causando perigo de dano, receptação e porte de drogas para consumo. Os flagrantes ocorreram nas BRs 101 e 104.

De acordo com a PRF, o primeiro caso se deu, quando uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava ronda no km 34 da BR-104, no município de União dos Palmares, quando um homem conduzindo uma moto Honda CG 125 Fan, de cor azul, desobedeceu a ordem de parada e evadiu-se do local de fiscalização, iniciando fuga. Ao adentrar em alta velocidade pelas ruas do município, a equipe iniciou o acompanhamento, buscando intervir  onde o motociclista realizava manobras arriscadas, colocando em perigo a própria vida e a de vários pedestres no local.

Após descumprir várias ordens de parada, por sinal sonoro e luminoso, o motociclista perdeu o controle do ciclomotor e veio a colidir na lateral de um carro. Com o impacto, além de danificar a motocicleta, o condutor sofreu lesões no supercílio direito, sendo necessário o acionamento da SAMU.

Diante das informações obtidas, foi constatado que o homem não possuía CNH.  O flagrante foi substituído pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que o condutor assinou, após se comprometer a comparecer em Juízo. Ele vai responder pelo crime de dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida habilitação gerando perigo.

A segunda ocorrência aconteceu no km 191 da BR-101, no município de Junqueiro. Uma Honda/Biz, de cor vermelha, efetuou fuga após visualizar a viatura da PRF. A equipe prontamente suspeitou da atitude e seguiu o condutor que foi alcançado e abordado pelos policiais. Após uma averiguação nos elementos de identificação do veículo, foram constatadas adulterações no chassi e no motor. 

Ao aprofundar a análise veicular, identificou-se os dados originais do ciclomotor, o qual possuía um boletim com ocorrência de roubo, do dia 17/01/2018, na cidade de Taquaritinga do Norte/PE.

Diante das informações obtidas, foi dada voz de prisão e o homem foi encaminhado, junto ao veículo, à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel dos Campos/AL para demais procedimentos cabíveis. Ele vai responder pelo crime de Receptação (art. 180 do CP).

Ainda em Junqueiro, os PRF’s fiscalizavam no trecho e avistaram uma motocicleta Yamaha/XTZ 150, de cor azul, com placa de Aracaju/SE. Após a abordagem, os dois ocupantes do ciclomotor informaram que seguiam de Aracaju com destino à Praia do Francês, em Marechal Deodoro. Entretanto, após a realização de uma revista no veículo e nos ocupantes, foram encontrados: 30 gramas de maconha, dois pacotes de seda, uma tesoura e dois isqueiros. 

Perguntados onde adquiriram, os homens responderam que compraram no mercado central, em Aracaju. Ainda indagados se já responderam a processo ou se já foram presos, um deles afirmou que já tinha sido detido por tráfico de drogas, em Nossa Senhora do Socorro/SE, no ano de 2018. O outro ocupante alegou não ter passagem pela polícia. 

Diante dos fatos foi constatado o crime de Porte de Drogas para consumo (art. 28 da lei de drogas), sendo lavrado um Termo  Circunstanciado de Ocorrência (TCO) no qual os mesmos se comprometeram a comparecer em juízo quando intimados.

*Com assessoria