Segundo Almeida, Democracia Cristã o traiu ao fazer acordo com JHC. Não se trata de uma mera desistência

02/10/2020 11:24 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Pela matéria publicada pelo site CadaMinuto, a possível desistência do ex-prefeito Cícero Almeida (Democracia Cristã) no pleito eleitoral desse ano se dá em função de uma “traição” do partido do próprio Almeida, que teria fechado aliança com o candidato a prefeito e deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB), sem avisá-lo.

Caso essa seja a realidade, JHC conseguiu tirar Almeida do pleito no tapetão para assim alterar a disputa, já que Almeida estava figurando na pesquisa de forma a incomodar os primeiros colocados, ainda que – conforme esses números – sem chance de ser eleito, caso as eleições fossem hoje. A pergunta que fica é: o que temeria o deputado federal João Henrique Caldas, que nas últimas pesquisas registradas vinha configurando como o primeiro colocado?

Provavelmente, JHC acredita que parcela significativa dos votos de Cícero Almeida passe a migrar para ele. Na entrevista concedida ao CadaMinuto, Cícero Almeida foi claro ao se dizer surpreendido. Ele diz que foi candidato – em aliança com o deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB) – por conta de uma “missão”. Ele acusa o Democracia Cristã de ter ido pela “ambição”.

“A traição veio do próprio partido”, frisou Cícero Almeida. O candidato da Democracia Cristã diz que foi informado da decisão do partido por meio de uma carta de renúncia, “mas não chegou a assinar o documento”.

Enquanto escrevo esse texto, Cícero Almeida se encontra reunido com o deputado estadual Antônio Albuquerque para juntos decidirem o que farão. De acordo com o CadaMinuto, o acordo entre o partido de Almeida e o candidato JHC se deu ontem, dia 1º de outubro.

Almeida ainda disse estar acostumado com “esse tipo de traição”. “Ocorreu comigo no PRTB e no PSD”, frisou ainda. Cícero Almeida ainda comparou a sua situação com a do vice-governador Luciano Barbosa em Arapiraca. O MDB tirou a legenda de Barbosa e tenta impedir a sua candidatura no município. A briga por lá é com Renan Calheiros.

Vale lembrar também – e aqui sou eu quem lembro – da confusão envolvendo o Avante. Ricardinho Santa-Rita (Avante) desistiu de sua candidatura à Prefeitura de Maceió para apoiar o JHC. Ele chegou a anunciar a coligação entre o PSB e o Avante, mas por meio de um “acordo lá em cima”, o Avante passou a apoiar o candidato Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e Santa-Rita foi sozinho para o lado de JHC. Obviamente que, nessa situação, Ricardinho Santa-Rita desistiu da disputa por vontade própria, mas é outro que também entra no rol de traídos pelo partido.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..