Após ser lacrada pelo IMA, empresa descumpre determinação e continua atuando de maneira irregular

30/09/2020 08:29 - Maceió
Por Redação*
Image

Atualizada às 12h30

Após ser lacrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), na última segunda-feira (28), a empresa Aliança Usina de Entulho, localizada no bairro do Santos Dumont em Maceió, achou por bem retirar o lacre de interdição e após uma nova vistoria feita pelo órgão, foi constatado que a empresa continua recebendo todo tipo de material perigoso, até mesmo resíduos encaminhados pela Braskem.

A empresa foi autuada pelo IMA na segunda-feira (28), com uma multa de R$405 mil por receber todo tipo de material perigoso e contaminado sem ter autorização. Até mesmo uma lagoa de chorume havia no local. O Instituto divulgou o resultado da ação e que a empresa foi lacrada. 

Entretanto, na terça-feira (29), os fiscais constataram que o lacre foi retirado e a empresa está recebendo todo tipo de material novamente, inclusive os entulhos das casas demolidas pela Braskem no bairro do Pinheiro. 

A Braskem, por sua vez, teria por obrigação direcionar o material para uma empresa licenciada e regular, conforme o que manda a legislação ambiental.

Ainda na terça-feira (29) um dos sócios da empresa foi levado para a Central de Flagrantes onde foi feito um TCO. Nessa quarta-feira (30) o IMA vai fazer outra ação no local, uma denúncia indica que há resíduos perigosos sendo retirados do local e sendo levados ainda não se sabe pra onde.

Através de nota, a Braskem esclarece que contratou a Empresa VM para os serviços de limpeza dos imóveis desocupados e das áreas urbanas nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. A empresa envia o material de descarte proveniente dos serviços de limpeza, os quais são classificados como “tipo C” e não perigosos, para a Aliança Usina de Entulhos, que para sua contratação pela Empresa VM apresentou as licenças e certificados exigidos no processo.

A nota esclarece ainda que na segunda-feira (28/09/2020), a Aliança informou que havia sido notificada pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Alagoas) e imediatamente a VM suspendeu o envio de material de descarte das áreas de desocupação. A Braskem está acompanhando este caso e já solicitou esclarecimentos à empresa contratada.

*Com assessoria 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..