Fábio Guedes é escolhido por Renan Filho como novo secretário de Educação

28/09/2020 20:22 - Educação
Por Mara Santos*
Image

O Governo de Alagoa deve anunciar até a próxima quarta-feira (30) o novo secretário de Educação do Estado. A pasta será comandada pelo atual presidente da Fundação de Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e colunista do CadaMinuto, o professor Fábio Guedes Gomes. 

A mudança no comando da Secretária do Estado de Educação de Alagoas (Seduc) será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29) e ocorre após a polêmica candidatura do vice-governador, Luciano Barbosa, à Prefeitura de Arapiraca.

Barbosa ocupou o comando da pasta desde o início do governo Renan Filho, em 2015, e foi substituído por Laura Santos, em abril de 2018, que agora será exonerada.

Em agosto deste ano, Laura Santos foi acusada pelo Sindicato dos Profissionais da Educação de Alagoas (Sinteal) responsabilizar os professores pela dificuldade de frequência dos alunos nas atividades online, em meio à pandemia do novo coronavírus. Laura também foi criticada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) pelas declarações e chegou a ser convocada para esclarecer o fato na Casa.

O novo secretário de Educação, Fábio Guedes, tem certa proximidade com o governador Renan Filho, assim como comandantes de outras pastas.

Guedes está na Fapeal desde 2015, é graduado em Ciências Econômicas, e tem Mestrado em Economia Regional, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Ele também é doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia, com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. É professor da Graduação em Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal de Alagoas.

Foi Tutor do Programa de Educação Tutorial em Economia da Universidade Federal de Alagoas, de 2009 a 20015, e possui experiência nas áreas de Teoria e História Econômica, Formação Econômica Brasileira, Economia Brasileira, Comércio Internacional, Economia Política Internacional, Administração e Políticas Públicas.

Além de presidente da Fapeal e colunista do CadaMinuto, Fábio Guedes também é presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), desde março de 2020.

 

*Sobre supervisão da editoria

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..