Aquisição: 'Robô' deve agilizar exames de DNA do Instituto de Criminalística de Alagoas

24/09/2020 16:17 - Geral
Por Assessoria
Image

O Instituto de Criminalística de Alagoas está ampliando a capacidade do seu Laboratório de Genética para a realização de Exames de DNA. A medida está sendo adotada após a aquisição de um robô que acelera e otimiza a extração e purificação do material genético de amostras forenses relacionadas a crimes.

O equipamento - um extrator de ácidos nucleicos (DNA e RNA) usado em laboratórios para purificar o material genético de diferentes tipos de amostras -foi doado pela Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ). A aquisição visa atender as demandas da Rede Integrada de Banco de Perfis Genético – RIBPG.

O assessor científico da empresa Promega, Pedro Rodrigues, explicou que o equipamento (MaxwelL RSC Instrument) é uma plataforma de purificação de ácido nucleico compacta e automatizada. Durante três dias, ele realizou um treinamento com toda a equipe de peritos criminais que atuam diariamente no Laboratório de Genética do IC alagoano.

Segundo Rodrigues, o robô consegue processar até 16 amostras simultaneamente, permitindo uma extração consistente e confiável de DNA ou RNA em até 25 minutos. Outra vantagem do equipamento é sua interface gráfica, que o torna um instrumento de fácil uso e permite coletar os dados de purificação em um relatório para a análise do perito criminal.

“Os peritos realizam um pré-tratamento das amostras fora do equipamento. Depois, elas são colocadas em cartuchos, que são inseridos no robô, que faz várias purificações dessas amostras, extraindo no final do processo apenas o DNA. A partir desse resultado, o perito realiza a amplificação e a genotipagem para a comparação com materiais genéticos de suspeitos”, esclareceu Pedro Rodrigues.

Para a chefe do Laboratório de Genética Forense, perita criminal Rosana Coutinho, o robô para extração de material de amostras forenses foi uma grande aquisição para a segurança pública de Alagoas, já que o equipamento permite a extração de DNA em amostras de crimes sexuais, ossadas, tecidos de roupas e suabs de suspeitos encontrados em local de crime.

“Essa plataforma automatizada dará mais celeridade aos exames de Genética, diminuindo o tempo de resposta nas conclusões da demanda de casos enviados ao Laboratório, tornando nosso trabalho mais eficiente”, explicou Rosana Coutinho.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..