Projeto do ONU-Habitat divulga depoimentos de moradores das grotas sobre a pandemia

23/09/2020 12:57 - Notícias
Por Redação*
Image

Parceria entre instituição e o Governo de Alagoas vai produzir documentário curta-metragem com percepção das comunidades sobre a Covid-19. Desde a última sexta-feira (18), uma amostra dos primeiros resultados do conteúdo audiovisual captado por nove jovens residentes em diversas comunidades da capital pode ser conferida no perfil do Instagram @visaodasgrotas. O grupo tinha a missão de registrar a percepção e o conhecimento geral sobre o novo coronavírus na grota em que vive. São quatro fases de filmagens e registros com temas diferentes, e ao final, o material será editado e enredado como um documentário no formato curta-metragem.

Após a primeira semana com o celular na mão e muitas ideias na cabeça, as imagens em foto e vídeo e os depoimentos coletados foram elogiados pela coordenação do projeto. “Nós recebemos todo o material – tanto as fotos quanto os vídeos – que solicitamos na primeira fase e estamos extremamente satisfeitos com o retorno, o engajamento e o comprometimento em produzir os materiais”, pontua Paula Zacarias, Analista de Programas do ONU-Habitat em Alagoas.

Como bem apontou Taunan Santos Silva, 18 anos, morador da grota José Laranjeiras, no Jacintinho, “a pandemia afetou a todos, independentemente de classe, cor e gênero, mas é inegável que para alguns, ela afetou ainda mais. A desinformação é maior nas favelas e as informações devem ser adaptadas para as camadas mais pobres”, complementou.

Assim como ocorreu na primeira fase, o grupo participou de uma nova oficina de comunicação popular, ocorrida virtualmente na última quinta-feira (17), com o objetivo de oferecer orientações técnicas para produção audiovisual, bem como apresentar o tema da segunda rodada de captação. Se no primeiro encontro a oficina foi intitulada “Eita, que vírus é esse?”, para o segundo momento eles foram orientados a trabalhar com o mote “A pandemia na minha quebrada”.

Agora, os nove integrantes terão até o próximo dia 24 de setembro para apresentarem novas fotos e vídeos com imagens e depoimentos pessoais e de moradores das grotas em que vivem, destacando aspectos habitacionais, urbanos, sociais, culturais e econômicos dessas comunidades.

*Com Agência Alagoas

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..