Vereador Francisco Sales quer instalar comissão permanente para acompanhar ações da Braskem

22/09/2020 10:36 - Maceió
Por Assessoria
Image

O vereador Francisco Sales (PSB) vem coletando assinaturas entre os membros da Câmara de Maceió para conseguir instalar uma comissão permanente para acompanhar os trabalhos feitos pela Braskem na região dos bairros de Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto.

A proposta é que o Legislativo Municipal possa estar perto das ações tomadas pela empresa sobre o andamento do pagamento das indenizações dos moradores, do preenchimento das minas de sal e, principlmente, no cumprimento do termo de acordo firmado com o município para reparação dos danos provocados.

"Estamos vendo que alguns pontos desse termo não estão sendo cumpridos em sua íntegra, como os sismógrafos que não foram instalados pela Braskem. O Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió não pressionam essa empresa criminosa que parece fazer o que quer com a nossa cidade", afirmou Francisco Sales.

O vereador lembrou que a condução das medidas e ações da Braskem sobre a remoção dos moradores estão deixando a população ainda mais apreensiva, já que não é apresentado um estudo efetivo e conclusivo sobre a extensão dos danos.

"A cada novo mapa a população fica na incerteza do que vai acontecer. Não adianta dizer o que será feito daqui a quatro ou cinco anos, sem efetivamente dizer até onde o afundamento do solo pode atingir, quantas pessoas vão precisar sair de suas casas e quais localidades realmente serão atingidas", emendou o vereador.

Francisco Sales foi o propositor da Comissão Especial de Investigação (CEI) que conluiu pela responsabilidade da Braskem sobre a tragédia, que atinge os quatro bairros e também pela omissão da Agência Nacional de Mineração (ANM) nas fiscalizações da atividade de mineração da empresa.

Segundo Francisco Sales, a Câmara de Vereadores precisa acompanhar de perto essas medidas tomadas pela empresa, em conjunto com o município, independente de qualquer legislatura. "Temos uma previsão de que as cinco minas serão preenchidas em cinco anos. E até lá quem vai acompanhar e representar a população nessas ações? Por isso, temos instalar essa comissão de forma permanente para acompanhar de perto e cobrar da Braskem a sua responsabilidade", colocou o vereador.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..