Agora foi a vez de Renan Calheiros anular convenção municipal (Ou: Pimenta no partido dos outros é refresco...)

15/09/2020 17:27 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O MDB do senador Renan Calheiros (portanto, o próprio Renan Calheiros) emitiu, recentemente, nota oficial metendo o bedelho nas questões internas do PSDB e defendeu a deputada federal Tereza Nelma (PSDB) na disputa de forças ocorridas no “ninho tucano”.

É que o também senador e presidente estadual do PSDB, Rodrigo Cunha, havia desautorizado a convenção municipal tucana que seria comandada por Nelma e indicaria o nome de Adriana Toledo para ser vice na coligação apoiada pelos tucanos.

Cunha desautorizou a Executiva municipal e fez suas alegações de motivos para isso.

Naquele momento, o MDB de Calheiros colocou que Nelma sofreu “afronta antidemocrática” por não conseguir conduzir os destinos do diretório tucano em Maceió com independência e tendo que se submeter às vontades do diretório estadual. Em outras palavras, é isso!

Agora, o senador Renan Calheiros – que comanda o MDB estadual – desautoriza o diretório emedebista de Arapiraca, que havia lançado a candidatura do vice-governador Luciano Barbosa (MDB) na disputa majoritária local.

Seria agora o senador Renan Calheiros o autor de uma “afronta antidemocrática”? É que pimenta no partido dos outros pode ser refresco… ainda mais quando o presidente estadual desse partido é um adversário político.

Mas, fica tranquilo, Renan Calheiros! Não há antidemocracia nem agora, nem antes. O que há é uma briga interna nos partidos por espaços de poder e aí se usa os argumentos que se possui para dar legitimidade a isso nas instâncias partidárias. Afinal, prevalece o maior cacique. No MDB, Renan Calheiros. No PSDB, Rodrigo Cunha. Simples assim!

É o caciquismo. Afinal, partido tem dono.

O anúncio da candidatura de Luciano Barbosa foi feita na manhã de hoje, dia 15. Mas, no início da tarde – como mostrou o CadaMinuto – sofreu a reviravolta. A nota do MDB estadual é assinada pelo próprio senador Renan Calheiros.

O emedebista-mor diz que a candidatura de Barbosa não segue as diretrizes do MDB, “uma vez que o mesmo foi eleito vice-governador do Estado de Alagoas, não tendo a possibilidade de sua candidatura ao cargo de prefeito de Arapiraca”.

“Parece uma fuga de sua função pública de vice-governador eleito do povo de Alagoas”, diz a nota. Então quer dizer que o MDB acha que se eleito para um mandato tem que permanecer nele até o final? Renan Calheiros diz que a convenção será realizada amanhã, dia 16, sendo cancelada qualquer data anteriormente feita pelo diretório municipal.

“Fez-se necessário tal cancelamento para proteger os direitos dos seus filiados no município em questão, impedindo qualquer prejuízo para o registro de candidatura, assim, não podendo ocorrer qualquer convenção na data de hoje, 15 de setembro, sendo a mesma nula, trazendo prejuízos para todos os candidatos do MDB do município”, frisa ainda.

E complementa: “o Diretório Estadual do MDB determinou diretrizes para o Diretório Municipal, através de resoluções que foram recebidas pelo Presidente do Diretório Municipal, inclusive encaminhando os nomes do Deputado Ricardo Nezinho ou Daniel Barbosa para definição como candidato ao cargo de prefeito, além de outras diretrizes quanto a coligações e demais questões eleitorais”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..